Comitês internos ajudam a debater e criar a cultura do respeito às diferenças
Tendo como pilar o respeito às diferenças, o escritório de advocacia Portela Soluções Jurídicas (PSJ) promove ações de inclusão social e diversidade. A iniciativa que vai além da atividade jurídica visa reforçar o compromisso do escritório em estar alinhado à comunidade. Desde 2023, o PSJ tem realizado edições anuais do Ciclo de Palestras para fomentar o diálogo e promover equidade.
As ações se iniciaram a partir da criação do Comitê de Gente e Diversidade, que é presidido pela advogada e sócia do PSJ Adriana Jansen. “O objetivo do comitê é garantir um espaço de diálogo sobre temas de relevância social. A nossa meta é potencializar vozes inspiradoras. O nosso trabalho é pautado pelo respeito às diferenças”, afirmou ela.
A iniciativa rendeu ao escritório o reconhecimento no prêmio Análise DNA+Fenalaw 2024, que valoriza iniciativas de escritórios de advocacia de todo o Brasil, na categoria Diversidade e Inclusão. O Comitê de Gente e Diversidade do PSJ realiza ações como reuniões temáticas e clube do livro com debates sobre diversidade; criação de manual de processo seletivo do escritório com diretrizes inclusivas e abertura de vagas afirmativas.
A edição deste ano do Ciclo de Palestras recebeu as CEO’s do Instituto Enegrecer, Manoela Alves e Ana Paula Azevedo, narrando experiências para desenvolver equidade racial no meio jurídico; o ativista da causa trans, músico e professor de voz Caio Nóbrega, debatendo a diferença entre identidade de gênero e sexualidade; o assessor de investimentos Rafael Portela, comentando vivências, desafios de acessibilidade e dificuldades que pessoas com deficiência enfrentam no mercado de trabalho; profissionais da Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife, com dados alarmantes sobre a violência contra as mulheres.
O encerramento do evento ficou por conta do artista multicultural do Alto José do Pinho Cannibal. Ele compartilhou experiências e trouxe reflexões sobre resistência, superação e transformação social. “Arte salva! Sou grato ao escritório Portela pela oportunidade de socializar a nossa arte de transformação”, destacou o artista.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.