arte e cultura

Coquetel Molotov Negócios anuncia programação e apresenta caminhos para artistas e produtores na música independente

Motivando artistas, impulsionando carreiras e inspirando novas produções culturais, o Coquetel Molotov Negócios chega à sua 7ª edição nos dias 4 e 5 de dezembro, no Edifício do Porto Digital, no Recife Antigo. Após uma edição inédita em Campina Grande e João Pessoa, o evento retorna à capital pernambucana consolidado como uma das principais plataformas de formação, negócios e networking para quem vive e constrói a música independente no Brasil.

Em uma programação gratuita e aberta ao público, o Coquetel Molotov Negócios reúne artistas, produtores, gestores, curadores e profissionais da indústria criativa para dois dias de imersão, painéis, oficinas e palestras. O foco está em fortalecer conexões, discutir os novos rumos do mercado musical e gerar oportunidades reais de colaboração e crescimento profissional.

Entre os convidados desta edição estão nomes que transitam do frevo à música eletrônica, passando por compositores, produtores culturais e gestores públicos ligados à cultura e ao turismo. As conversas abordam desde a sustentabilidade dos festivais e a circulação de artistas no Brasil até o papel das comunidades e da inovação digital no futuro da música.

O Coquetel Molotov Negócios antecipa a 22ª edição do Festival No Ar Coquetel Molotov, marcada para o dia 6 de dezembro, no Campus da UFPE no Recife. Com realização da Coda Produções e do Instituto Cultural Coquetel Molotov, o projeto conta com apoio da Prefeitura do Recife, Embratur, Senac, Porto Digital, UBC e Shotgun.

Imersão Criativa

Uma das novidades do evento para sua 7ª edição é a presença da Imersão – Conexões e Caminhos da Música, um momento dividido em dois dias para promover trocas de experiências e conhecimentos entre artistas pernambucanos e agentes do mercado da música, incluindo produtores locais, curadores, selos e jornalistas.

Este espaço de diálogo aberto sobre os desafios e caminhos possíveis de carreiras musicais no cenário atual ocorrerá nos dias 4 e 5 de dezembro pela manhã, das 10h às 12h, no Cinema do Porto, tendo como participantes confirmados Yan Hayashi (gerente de carreira de Pabllo Vittar e Urias), Carol Mattos (Shotgun e Festival Masterplano), Ana Morena (DoSol), Lucas Logiovini (Golarrolê), Lenne Ferreira (Aqualtune), Maurício Spinelli (Produtor Cultural e Gerenciador de Carreiras), Elza Medeiros (AMP), Antonio Gutierrez (Rec-Beat) e Walter Júnior (Brega in Funk).

Oficinas

A programação do Coquetel Molotov Negócios terá também três oficinas com diferentes temas. No primeiro dia (4/12), ocorre o workshop “Da Tela ao Touch: A Maquiagem Artística como Performance” com Michelle Pinheiro Barreto (coordenadora de Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação – Faculdade Senac PE) e a Makeup Artist de Hollywood, Anna Leopoldina Cantarelli, destacando a maquiagem como linguagem expressiva e ferramenta de criação de narrativas no contexto contemporâneo. Os participantes poderão aprender técnicas e conceitos para construir personagens, identidades e performances através da maquiagem, unindo arte, tecnologia e autoexpressão.

Durante a parte da tarde, ocorrem as oficinas “Música, Proteção e Lucro” com a advogada do Direito do Entretenimento Larissa Oliveira, apresentando um guia prático para artistas e produtores protegerem obras e transformarem catálogo em receita; e o workshop “Rodando o Brasil: Estratégias de Circulação para Artistas Independentes” com a produtora Ana Morena, do Festival DoSol, abordando desde o planejamento de turnês, editais e parcerias com festivais, até estratégias de logística, precificação e comunicação para artistas e bandas.

Na sexta-feira (05/12), acontece pela manhã a “Destrava o CNPJ: Passo a passo para formalizar seu negócio musical”, um guia prático para artistas e produtores com orientações de Over Causil Montes (coordenador dos Cursos Superiores de Gestão – Faculdade Senac PE) e Arnott Ramos Calado (pesquisador e professor no ICT SENAC); e “Afinando as Ideias: A Composição de Canções em Parceria”, onde as musicistas Helena Cruz e Manu Julian, integrantes da banda indie paulista Pelados, convidam o público a mergulhar no universo da composição coletiva.

E no fim da tarde deste dia, Pedro Vilhena (Global Partnerships da Meta) chega ao Recife para a oficina “Estratégias para atingir seus objetivos nas plataformas da Meta”. Em uma conversa sobre boas práticas e dicas, Vilhena apresenta novidades e tendências para o uso estratégico de Instagram, Threads, Facebook e Whatsapp para artistas e negócios desenvolverem sua presença digital.

Reflexões e Debates

No Auditório do Porto Digital, a tarde do dia 4/12 se inicia com uma celebração pelos “20 Anos de Guerreiros do Passo”, grupo de dança que se tornou símbolo do frevo pernambucano. Do Recife às apresentações em Cannes, o grupo se tornou símbolo vivo da tradição e da força criativa que mantém o frevo pulsando no coração do Brasil. Fundadores do grupo trocam ideias com Lilian Oliveira (jornalista da TV Globo PE) sobre sua trajetória.

Em seguida, ocorre o painel “Pernambucar: Música fomentando Turismo” com a presença de Marcelo Viana (assessor da Presidência da Embratur), Diogo Beltrão (diretor de Marketing da Empetur), Ana Paula Vilaça (chefe do Gabinete do Centro do Recife) e Bia Mota (Perambulando por Recife) para discutir estratégias de promoção cultural que geram impacto econômico na região com a mediação do jornalista Emmanuel Bento.

O primeiro dia de programação se encerra com a participação da cantora Urias na conversa “Travessia Sonora: Faixa a Faixa do disco CARRANCA”, quando a artista desvenda seu aclamado álbum em uma conversa com a analista de Conteúdo IDW Mikhaela Araújo. Entre as 14 músicas do disco, a cantora vai revelar a fundo as raízes afro-brasileiras que sustentam o projeto, a fusão de gêneros (rap, R&B, jazz, groove, eletrônica) e a escolha estética que marca uma fase de maior maturidade artística.

No dia 5/12, o evento traz no período da tarde “Shotgun Apresenta: A Força das Comunidades” junto a UANA, Artur Santoro (Batekoo) e Carol Mattos (Shotgun/Masterplano), mediado por Carolina Campos (Shotgun), explorando como estratégias de engajamento autêntico e construção de identidade coletiva e pertencimento, mostram como eventos independentes e festivais podem crescer a partir de conexões reais com seus públicos.

Logo em seguida, o tema se aprofunda com “UBC Apresenta: Da cultura pop ao mainstream – Caminhos da composição de hits brasileiros” reunindo nomes que estão por trás de grandes hits na música brasileira: Carolzinha (compositora indicada cinco vezes ao Latin Grammy com Anitta, Ludmilla, Luísa Sonza e Iza), Rodrigo Gorky (DJ, produtor e responsável por hits para Pabllo Vittar, Urias, Banda Uó e Jaloo), Jota Michiles (Patrimônio Vivo de Pernambuco e autor de frevos inesquecíveis como “Bom Demais” e “Diabo Louro”) e Michelle Melo (ícone do brega recifense) com mediação do cantor Romero Ferro.

Com a presença de Gaby Amarantos e mediação de Dany Miller, o painel de encerramento da programação mergulha na trajetória da artista que transformou o brega em símbolo de liberdade, empoderamento e inovação. A mesa aborda o processo criativo e o conceito por trás de “Rock Doido”, novo álbum da cantora, destacando como Gaby une referências da Amazônia, da música pop e das sonoridades afro-brasileiras para construir uma obra potente, pessoal e política.

COQUETEL MOLOTOV NEGÓCIOS – 7ª EDIÇÃO
PROGRAMAÇÃO

Dia 4 de dezembro (quinta-feira)
Local: Porto Digital

Imersão (Cinema do Porto)
“Conexões e Caminhos da Música” (10h00 – 12h00)

Oficinas (Sala Oficina)
“Da Tela ao Touch: A Maquiagem Artística como Performance” (10h00 – 11h00)
“Música, Proteção e Lucro” (14h00 – 16h00)
“Rodando o Brasil: Estratégias de Circulação para Artistas Independentes” (16h30 – 18h30)

Conversas e Debates (Auditório)
“20 Anos de Guerreiros do Passo” (14h30 – 15h30)
“Pernambucar: Música fomentando Turismo” (16h00 – 17h30)
“Travessia Sonora: Faixa a Faixa do disco CARRANCA” (18h00 – 20h00)

Dia 5 de dezembro (sexta-feira)
Local: Porto Digital

Imersão (Cinema do Porto)
“Conexões e Caminhos da Música” (10h00 – 12h00)

Oficinas (Sala Oficina)
“Destrava o CNPJ: Passo a passo para formalizar seu negócio musical” (10h00 – 11h00)
“Afinando as Ideias: A Composição de Canções em Parceria” (14h00 – 16h00)
“Estratégias para atingir seus objetivos nas plataformas da Meta” (16h30 – 18h30)

Conversas e Debates (Auditório)
“Shotgun apresenta: A Força das Comunidades – como construir conexões que levam ao Sold Out” (14h30 – 15h30)
“UBC apresenta: Da cultura pop ao mainstream: caminhos da composição de hits brasileiros” (16h00 – 17h30)
“Rock Doido: A Revolução Pop de Gaby Amarantos” (18h00 – 20h00)

SERVIÇO
7º Coquetel Molotov Negócios
Dias 4 e 5 de dezembro, das 10h às 20h
No Porto Digital: Cais do Apolo, 222, Recife Antigo

Acesso gratuito mediante inscrições nos links:
IMERSÃO: https://forms.gle/P7yu7GGdMaGN88ew7
ATIVIDADES: https://forms.gle/2UEBmXdE91MBuaVa9

 


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading