Notícias

Dayanna Louise lança o livro “Sobrevivi para contar”, sobre vivências trans no ambiente escolar

A pesquisadora, escritora e ativista pernambucana Dayanna Louise lança seu primeiro livro, “Sobrevivi para contar: narrativas transvestigêneres na EJA”, no dia 11 de setembro, às 19h, no Terra Café. A obra integra a coleção Saberes Trans, da Editora Devires e se propõe a ser mais do que um relato acadêmico — é um ato político de memória, afeto e resistência. Em tempos de retrocessos, desmonte de políticas públicas e intensificação do discurso de ódio, a autora recupera vozes que insistiram em voltar à sala de aula, apesar do trauma, da exclusão e da violência institucional.

 

A partir de narrativas intensas e reflexões críticas, “Sobrevivi para contar” desafia o leitor a repensar o papel da escola, o currículo, a subjetividade e os limites da (cis)heteronormatividade no ambiente educacional. É um convite a enxergar a educação como um caminho de reparação, construção de identidade e libertação. Nas histórias retratadas, Daynna propõe outros discursos, para além dos cristalizados que retratam apenas o abandono escolar e a exclusão das pessoas trans dos ambientes acadêmicos.

 

Com base em pesquisa qualitativa e escrita sensível, este livro é essencial para educadores, estudantes, pesquisadores, gestores públicos e todos que acreditam numa educação inclusiva, antirracista, transfeminista e justa. A capa da obra é uma fotografia do experimento visual “Na Mira”, da artista pernambucana Gabi Beneditta.

 

Dayanna Louise é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestra em Educação (UFPE), especialista em História do Nordeste e licenciada em História (UPE/Ffpnm). Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é professora da rede pública de ensino de Pernambuco e Secretária de Educação da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).

 

Reconhecida por seu trabalho em defesa da igualdade de gênero e diversidade, foi premiada com o 7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero (2008) e o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero (2008, 2012, 2016), além de ser condecorada com a medalha Heroínas de Tejucupapo pela OAB/PE. Ativista, escritora e agitadora social, Dayanna tem como missão amplificar vozes marginalizadas e transformar a educação em um espaço de justiça.

 

O livro estará à venda por R$ 50 (cinquenta reais) no Terra Café, onde a autora promove a noite de autógrafos, e também pode ser comprado diretamente através do Instagram (@dayanna.louise) e do  no site da Editora Devires (www.editoradevires.com.br).

 

Serviço:

Lançamento do livro “Sobrevivi para contar”, de Dayanna Louise

Data: 11 de setembro de 2025 (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Terra Café (Rua Bispo Cardoso Ayres, 467 – Boa Vista, Recife)

Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *