Em clima de Carnaval, Oficina Francisco Brennand traz na programação aulão de frevo com o grupo Guerreiros do Passo e oficina de figurino
Marcado pela Folia de Momo, fevereiro ganha, na Oficina Francisco Brennand, uma programação que se conecta à efeméride e se expande para além dela. A grade inclui ações educativas, formativas e criativas, além de um aulão da saudade de frevo, com o grupo Guerreiros do Passo, fechando o mês carnavalesco em clima de quero mais.
O aquecimento será no próximo dia 7, com o Artes na Oficina que recebe a atividade “Do Território ao Corpo: Figurino e Fabulação na Poética de Francisco Brennand”, mediada por fera e Luan Xavier, da equipe de Educação e Pesquisa do museu, propondo uma reflexão sobre a criação de figurinos a partir do imaginário simbólico presente na obra Brennandiana. Em especial, nos figurinos desenvolvidos para o filme “A Compadecida”, de 1969.
Partindo de referências ligadas ao mito, à fabulação e ao onírico, a atividade conduzirá os participantes a pensarem o Brasil, o Nordeste e Pernambuco como territórios político e teatrais, estimulando a criação de figurinos que dialoguem com memórias pessoais, símbolos regionais e narrativas dos próprios territórios. Ao longo do mês, o projeto Visitas Mediadas, voltado a grupos escolares e não escolares de 15 a 42 pessoas, propõe percursos educativos que estimulam o diálogo e a troca de experiências a partir das exposições em cartaz e da criação de Francisco Brennand. Temas como natureza, territórios e cosmologias estão entre os ganchos abordados pela equipe de Educação e Pesquisa do museu-ateliê, responsável pela condução.
Encerrando a programação, no dia 28, o programa Ocupa Oficina recebe o grupo Guerreiros do Passo, Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, para a aula aberta “Saudades do Frevo”. Realizado no período pós-carnaval, o aulão sugere atravessar o momento de melancolia pelo fim do período festivo paralelamente à reafirmação do frevo como linguagem cultural em constante movimento, ultrapassando a rigidez do calendário. O intuito é articular música e memória, promovendo reflexões corporais e simbólicas sobre identidade, tradição e contemporaneidade, em diálogo com o território e o imaginário presentes na obra de Francisco Brennand.
Serviço | Fevereiro na Oficina Francisco Brennand:
Do Território ao Corpo: Figurino e Fabulação na Poética de Francisco Brennand
Onde: Cine-Teatro Deborah Brennand e Estádio da Oficina Francisco Brennand (Propriedade Santos Cosme e Damião – R. Diogo de Vasconcelos, s/n, Várzea)
Quando: 7/2, das 14h às 16h30
Público-alvo: A partir de 14 anos
Inscrições: https://forms.gle/e14qFpTEViFkWjMVA
Visitas Agendadas
Onde: Entrada do Pátio do Templo | Oficina Francisco Brennand
Quando: Quartas e sextas-feiras, às 9h30 e 14h30; sábados, às 14h30
Público-alvo: Grupos escolares e não escolares | Classificação livre (mín. 15 e máx. 40 pessoas)
Inscrições: https://agendamentooficinafranciscobrennand.youcanbook.me
Saudades do Frevo – Aula aberta com Guerreiros do Passo
Onde: Estádio da Oficina Francisco Brennand
Quando: 28/2, das 14h às 16h30
Público-alvo: Classificação Livre
Inscrições: https://forms.gle/RsczyM3Z3SZ3U4Gg6
Sobre a Oficina Francisco Brennand
Transformada em instituto cultural sem fins lucrativos em 2019, a Oficina Francisco Brennand preserva o legado do artista que lhe dá nome e promove práticas artísticas, educativas e culturais contemporâneas. Localizada na Mata da Várzea, no Recife, abriga um vasto conjunto de obras, espaços expositivos internos e externos, conjuntos escultóricos monumentais, jardins projetados por Roberto Burle Marx e uma reserva técnica. Fundada em 1971, inclui ateliês, edificações fabris, uma capela projetada por Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli, além de um café-restaurante e uma unidade de apoio no Bairro do Recife, a Casa Zero.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

