Espelhos orgânicos e com recortes originais são tendência na CasaCor 2021

Além de projetarem ambientes, arquitetos assinaram designs de espelhos exclusivos

Uma das aplicações mais antigas do vidro, o espelho é uma solução versátil para transformar o ambiente. Seja dando a impressão de ampliação do espaço ou embelezando-o ao refletir o projeto de arquitetura do cômodo, a peça transita bem nos estilos desde o neoclássico até o mais contemporâneo. Tendência em destaque, os espelhos com recortes originais e diferenciados apareceram de maneira expressiva nas recentes mostras de arquitetura e ambientação como a CasaCor São Paulo e a CasaCor Pernambuco, que teve início em 28 de outubro e se estende até o dia 5 de dezembro. Arquitetos que projetaram ambientes nas exposições optaram por também assinar o design do item, dando seu próprio toque ao produto.

Um dos modelos que fez sucesso foi o espelho orgânico da Sala do Viver, com linhas fluidas e formato indefinido. A arquiteta Gabriela Pontual escolheu desenhar uma peça nesse estilo, mais contemporâneo, e a arrematou com uma iluminação de led por trás da peça de madeira que recebeu o espelho. O resultado compõe a sala de estar que é integrada a um espaço gourmet, agregando aos diferentes materiais, cores e texturas que formam um espaço fluido e aconchegante.

“Eu estava buscando uma peça diferenciada que tivesse um destaque na parede que é toda limpa. É sempre interessante quando a gente consegue tirar partido do formato do espelho, dar um design com curvas mais orgânicas. Elas são mais convidativas, mais agradáveis para os olhos, não tem a rigidez das linhas retas”, afirma Pontual.

A peça de aproximadamente 2 metros de altura por 2 metros de largura foi feita a partir do espelho VIVIX Spelia. “A VIVIX me permitiu que tivesse esse espelho de um grande formato, porque não são todos que tem esse tamanho de chapa. Foi bem legal quando a gente conseguiu atingir essa dimensão. O acabamento do espelho também é diferenciado, de maior qualidade e com maior tempo de vida”, diz.

Outros arquitetos que escolheram o espelho orgânico para compor o ambiente foram Magno Costa e Thaíssa Tenório, do escritório Vitru Arquitetos. Os dois assinam conjuntamente o Living Seco, que remete às moradas rudimentares em rocha e que se utiliza de uma cartela cromática terrosa. Neste contexto, o espelho é um dos elementos que entram para dar leveza à composição. A dupla desenhou um espelho de 2 metros por 1 metro, inspirado no formato da mesa, e o suspendeu na parede com cabos de aço.

“Como ele está sobreposto a uma superfície de linhas mais retas, a gente queria ter esse desenho mais fluido, como o restante do mobiliário. Além da própria sensação de amplitude, nessa situação o espelho tem também apelo estético, já que é uma peça exclusiva. Ele estar atirantado também dá uma sensação ainda maior de leveza”, revelou Magno Costa.

O item foi fabricado com o VIVIX Spelia Incolor, uma escolha que, segundo Magno, foi feita para torná-lo instagramável. “Quando a gente tem espelho com cor, nem sempre atrai uma pessoa a tirar foto”, explica.

Os arquitetos Luiz Dubeux e João Vasconcelos, do escritório Dubeux Vasconcelos Arquitetura, também criaram uma peça única para o ambiente Estar Quies Coral. O projeto tem conceito carregado em leveza, transparência e acolhimento, uma vez que “Quies” significa quietude em latim. Seu lavabo leva um espelho de 1,80 metro por 1,40 metro com acabamento fumê VIVIX Spelia, escolhido para deixar o espaço mais escuro e conferir a sensação intimista e aconchegante.

“A gente desenhou uma moldura com nossa assinatura, com uma chapa metálica em aço pintado, em proporções bem grandes. O espelho passa por detrás da bancada, trazendo também uma ideia única de amplitude”, conta Dubeux.

 

Sobre a Vivix Vidros Planos – A Vivix Vidros Planos é uma empresa do Grupo Cornélio Brennand e está localizada no município de Goiana, no Estado de Pernambuco. A indústria produz vidros planos destinados a atender aos mercados de construção civil, decoração e moveleiro, com moderna tecnologia e alto padrão de qualidade. Fazem parte do portfólio da empresa os vidros planos incolores e coloridos (VIVIX Colora), laminados (VIVIX Lamina), espelhos (VIVIX Spelia), pintados (VIVIX Decora) e proteção solar (VIVIX Performa). A fábrica da Vivix utiliza uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E.M.™ (Low Energy Melter™), a qual permite à empresa ter um processo de produção bastante eficiente do ponto de vista energético. A indústria é uma das poucas de vidros float do mundo a utilizar o método “Mine to Line”, que consiste em controlar a fabricação do vidro a partir da extração das matérias-primas em minas próprias. Para isso, a Vivix possui uma usina de beneficiamento situada no município de Pedras de Fogo, no estado vizinho da Paraíba.

Sobre a CasaCor – Pertencente ao Grupo Abril, a CASACOR reúne, anualmente, arquitetos, decoradores e paisagistas que criam ambientes inspirados por um tema. A ideia da mostra surgiu depois de uma visita à Casa FOA, em Buenos Aires. Em 2021, a CASACOR chegou à sua 35ª edição em São Paulo, com vinte franquias espalhadas pelo Brasil: Alagoas, Bahia, Balneário Camboriú, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Florianópolis, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, e mais seis internacionais: Miami, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru.

Fotos? Walter Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.