Notícias

Férias e vestibular: Como manter uma rotina de estudos durante o recesso escolar

Com a chegada das férias escolares, muitos estudantes encaram um dilema: como manter o ritmo de estudos sem comprometer o merecido descanso? A psicóloga e coordenadora educacional do Colégio Motivo, Sil Mesquita, traz algumas orientações que podem facilitar o processo de aproveitar o lazer sem perder o foco da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibular. As provas serão realizadas em todo o país nos dias 03 e 11 de novembro.

“Enquanto o dia das provas não chega, manter uma rotina de estudos, mesmo durante as férias, também requer planejamento e disciplina. Em primeiro lugar, é essencial estabelecer um horário regular para os estudos, mesmo que seja mais flexível do que durante o ano letivo. Isso ajuda a manter a consistência e evita acumular matérias para o último momento.”, explica Sil Mesquita. Além disso, “dedicar um ambiente adequado e livre de distrações para o estudo é fundamental para a concentração e o aproveitamento”, complementa.

Durante o recesso escolar, os estudantes podem se beneficiar de métodos de estudo eficazes, incluindo a revisão ativa do conteúdo aprendido durante o ano, resolução de exercícios e problemas, e até mesmo a busca por cursos complementares que aprofundem o conhecimento nas áreas de maior dificuldade. Não menos importante, os estudantes também devem cuidar da própria saúde física e mental durante as férias. Isso inclui períodos de descanso adequados, alimentação saudável e atividades físicas, que são fundamentais para manter o cérebro ativo e pronto para absorver novos conhecimentos.

“Ao adotar uma postura proativa em relação aos estudos durante as férias, os estudantes não apenas mantêm o ritmo acadêmico, mas também se preparam para o próximo ano letivo de forma mais confiante e preparada. Investir tempo e esforço nos estudos durante as férias é um investimento no próprio futuro acadêmico e profissional”, enfatizou a psicóloga e coordenadora educacional, Sil Mesquita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *