Festival CRIA.PE 2025 celebrou a criatividade e premia os talentos da publicidade pernambucana
As mentes mais criativas do mercado publicitário de Pernambuco se reuniram nesta terça-feira (4) para celebrar a inovação, o talento e a força da comunicação no Festival CRIA.PE — o Festival Pernambucano de Publicidade, que chegou à sua segunda edição no Recife Expo Center. O evento promoveu um dia inteiro de premiações, palestras e networking, reunindo profissionais renomados, estudantes e representantes de mais de 30 agências do estado. Aproximadamente mil pessoas estiveram no local.
Organizado pelo Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco (Sinapro-PE), o festival destacou-se por valorizar o trabalho das equipes criativas e reconhecer o impacto da indústria publicitária na economia local. “A indústria criativa pernambucana é uma das mais promissoras do Brasil. Temos talentos premiados não só no país, mas também em festivais internacionais como o de Cannes. Hoje vamos ver um pouco dessa potência: foram 727 peças inscritas e mais de 32 agências participantes, um verdadeiro show de criatividade e talento”, destacou Lelê Carvalho, presidente do Sinapro-PE.
15 categorias e 80 subcategorias
Segundo o presidente do júri e Diretor Criativo do festival, Paulo André Bione, o CRIA.PE segue o modelo dos grandes festivais internacionais de publicidade, com um processo rigoroso de avaliação dividido em duas etapas. “Temos 15 categorias e 80 subcategorias. O julgamento acontece em duas fases: uma primeira online, com 10 jurados de várias partes do Brasil e até do exterior, e uma segunda fase presencial, com cinco jurados que passam dois dias imersos analisando os finalistas”, explicou.
As peças mais bem avaliadas receberam o Troféu Capivara, símbolo da premiação e objeto de desejo entre criativos. “Tenho amigos de outros mercados que dizem: ‘quero ganhar uma capivara’. Então, vem para Pernambuco e conquista a sua”, brincou o diretor.
Avesso é eleita Agência do Ano de 2025
O ponto alto do festival foi o anúncio da grande campeã do CRIA.PE 2025. A agência Avesso conquistou o prêmio mais cobiçado da edição: o título de Agência do Ano Na segunda colocação ficou a agência Ampla, seguida da agência Brenda. A agência do ano na categoria interior ficou com a BuzzLab de Caruaru.
O balanço do Festival CRIA.PE 2025 registrou a entrega de 1 Troféu Capideia, 3 Troféus Grand Prix, 52 de Bronze, 27 de Prata e 18 de Ouro. Na categoria Profissional Criativo do Ano, o bronze foi para Manuel Cavalcanti, da Ampla; a prata para Gabriela Miranda, da Avesso; e o ouro para Ricardinho Lira, também da Avesso. O título de Anunciante do Ano foi concedido à Bet Dá Sorte, enquanto a Audiola recebeu o prêmio de Fornecedor do Ano.
Festival CRIA.PE 2025 em números
Com 727 peças inscritas, a edição de 2025 do CRIA.PE registrou ainda 32 agências participantes e 25 finalistas no shortlist. O júri presencial foi composto por cinco profissionais de renome nacional: Eduardo Marques (CCO da VML/São Paulo), Karan Novas (Sócio e CCO da Tulom/São Paulo), Guilherme Caccicco (Diretor de Criação da Morya/Salvador), Alessandra Pereira (Diretora de Criação da FCB/Media Brands/São Paulo) e Geisa Lopes (Diretora de Criação da Calia/Y2/Brasília). A programação de conteúdos incluiu as seguintes palestras e painéis: “Shopping Powered by IA: O novo comprar na era da Inteligência Artificial” com Gleidys Salvanha (Google), “A coragem de não ser igual: Como as marcas fortes geram valor e se destacam em um mundo cada vez mais igual” com Juliano Brenner Hennemann (SPR/ESPM), “Marcas à prova de realidade: confiança e autenticidade em tempos de IA” com Regina Augusto (CENP), “Tecnologia e conexão emocional: estamos prontos para o Marketing 6.0?” com Rafaela Alves (AlmapBBDO), “CEO com ‘C’ de Criativo?” com André Kassu (CP+B Brasil) — mediado por Karan Novas e Ricardo Moreira (Moreira Estúdio) — “Cannes Downloaded: o que acontece em Cannes, não fica só em Cannes” com Eduardo Marques, e “Perguntar não ofende: Joanna Monteiro responde sobre a importância das perguntas” com Joanna Monteiro (Ask Consultoria / D&AD Londres).
Com emoção e reconhecimento, o festival encerrou a noite celebrando a força da indústria criativa local e o talento dos profissionais que fazem da propaganda um vetor de desenvolvimento e transformação em Pernambuco. O bloco Galo da Madrugada se apresentou como atração cultural do evento.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

