Fim de semana no Paço do Frevo traz show de Choro, espetáculo de dança, papo sobre a decoração do Carnaval e formação sobre Frevo e idosos
De sexta (25) a domingo (27), o Paço do Frevo, museu gerido pelo idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, convida o público para três dias de intensa programação gratuita. A agenda começa com o projeto “Passo a Paço”, que trabalha a formação de professores com foco na educação de pessoas idosas e sua relação com o Frevo. No sábado, o “Observatório do Frevo” recebe a artista Andréa Tom e o fotógrafo Chico Barros para uma conversa sobre o processo criativo da identidade visual do Carnaval do Recife 2025, tema de exposição em cartaz no museu. Domingo, em palco em frente ao museu, duas apresentações: da Escola Pernambucana de Choro em homenagem ao Dia Nacional do Choro, e da Cia. Tradicional Fazendo Arte, que reverencia a passista Zenaide Bezerra com dança e poesia.
O projeto “Passo a Paço”, na sexta-feira (25), das 15h às 17h, promove o encontro “Juventude Dourada: Ensino, Aprendizagem e Frevo para Pessoas Idosas”. Voltado à formação de professores, educadores e estudantes, o programa visa expandir as possibilidades do Frevo na educação escolar formal. Nesta edição, a atividade reflete sobre o Frevo como linguagem educativa, lúdica e inclusiva, especialmente no contexto da educação de pessoas idosas. Convidado para conduzir a conversa, o professor Gustavo Leite, da Gerência de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos (GEJAI), abordará possibilidades de aprendizagem e a potência social do ritmo. As inscrições são gratuitas, através deste link.
No sábado (26), das 15h às 17h, o projeto “Observatório do Frevo” abre espaço para o encontro com a artista plástica Andréa Tom e o fotógrafo Chico Barros, responsáveis pela identidade visual do Carnaval do Recife 2025. Eles apresentarão os bastidores do processo criativo que resultou em uma das composições visuais mais marcantes da folia recifense. A dupla assina a exposição “É Gente! Carnaval do Recife”, em cartaz no térreo do museu até 31 de julho, reunindo 36 obras feitas a partir de colagens manuais sobre retratos de brincantes que compuseram a decoração da Folia de Momo. O encontro é gratuito, mediante inscrição neste link.
A programação do domingo (27) começa às 11h, com apresentação da Escola Pernambucana de Choro na rua, em frente ao museu. A homenagem ao Dia Nacional do Choro (23 de abril) destaca os os encontros nas musicalidades do Frevo e do Choro e celebra o recente reconhecimento da manifestação como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Com um elenco de mestres como Junior Teles, Rafael Marques, Helton Migge, Ângelo Lima, Mozart Ramos, Julio Cesar, João Paulo Albertim e Bruno Nascimento, a Escola trará repertório que mescla obras autorais e composições de mestres pernambucanos que inspiraram gerações. A Escola Pernambucana de Choro se consolida como espaço simbólico de troca e criação, unindo tradição e inovação por meio de ações formativas que fortalecem o campo da música instrumental em Pernambuco.
Também no domingo (27), às 16h, em frente ao museu, acontece o projeto “Panorama Dança”, projeto do Paço do Frevo assinado pela SulAmérica. Nesta edição, chega com a montagem “Zenaide Bezerra: Um Espetáculo para Eternizar”, da Cia Tradicional Fazendo Arte. Com direção e performance de jovens artistas do Projeto Fábrica Fazendo Arte, a apresentação presta uma homenagem sensível à trajetória da passista de Frevo há mais tempo em atividade, Patrimônio Vivo de Pernambuco. A montagem é uma linha do tempo dançada, misturando Frevo, Coco, Xaxado, Forró e Ciranda com elementos cênicos e coreográficos construídos a partir do convívio dos artistas com Zenaide.
O espetáculo integra a programação especial pelo Dia Internacional da Dança (29 de abril), que reúne ações gratuitas em diversos equipamentos culturais da cidade entre os dias 25 e 30 de abril. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, e, no Paço, conta com parceria do equipamento cultural.
PAÇO DO FREVO – O Frevo é patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e do Brasil pelo Iphan e um convite à celebração da vida. Em Pernambuco, o Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão. Reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do nosso país, o museu atua nas áreas de pesquisa e formação em dança e música e na difusão das agremiações por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas.
O Paço do Frevo é um equipamento da Prefeitura do Recife com iniciativa da Fundação Roberto Marinho e gestão do idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2025 o museu tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor da Eletrobras e do Mercado Livre, o patrocínio do Instituto Cultural Vale, Vitarella, SulAmérica e Rede, com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.
SERVIÇO
“Passo a Paço” – Juventude Dourada: Ensino, Aprendizagem e Frevo para Pessoas Idosas
Data: 25 de abril (sexta-feira), das 15h às 17h
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/kugaHMw6c5qe491z9
“Observatório do Frevo” com Andréa Tom e Chico Barros – Processos Criativos para a Decoração do Carnaval do Recife
Data: 26 de abril (sábado), das 15h às 17h
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/ARVLR64PgMa3mDZT6
Apresentação da Escola Pernambucana de Choro – Homenagem ao Dia Nacional do Choro
Data: 27 de abril (domingo), 11h
Acesso gratuito
“Panorama Dança” – “Zenaide Bezerra: Um Espetáculo para Eternizar”
Data: 27 de abril (domingo), 16h
Acesso gratuito
Exposição “É Gente! Carnaval do Recife”
Em cartaz até 31 de julho de 2025
Acesso mediante ingresso do museu: R$ 5 (meia-entrada para todos)
Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife. Horários: terça a sexta, 10h às 17h; sábado e domingo, 11h às 18h. Ingressos: R$ 5 (meia-entrada para todos), entrada gratuita às terças-feiras. pacodofrevo.org.br | @pacodofrevo
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.