Notícias

Focus Cia de Dança celebra 25 anos com apresentação de três espetáculos inéditos no Recife, entre 24 e 28 de setembro

Uma das mais respeitadas companhias de dança do País, a Focus Cia de Dança (RJ), sob a direção artística do renomado coreógrafo Alex Neoral, desembarca no Recife para comemorar junto aos pernambucanos seus 25 anos de trabalho com três espetáculos de sintonias afins. Toda a programação, inédita na cidade, oferece acesso gratuito. Dia 24 de setembro, no Centro de Artes da Universidade Federal de Pernambuco, às 19h, ocorre a performance “Trupe”, que evoca o artista em sua eterna travessia até onde o povo está. Dia 26 de setembro, o Teatro Luiz Mendonça sobe a cortina para “De Bach a Nirvana”, em que a música erudita e o rock servem poesia e vigor com música ao vivo. No dia 27, no mesmo palco do Teatro Luiz Mendonça, a plateia vai ao encontro de “Carlota – Focus Dança Piazzolla”, vigoroso e poético tributo ao tango através da dança contemporânea. Fechando a série, haverá uma segunda sessão de “Trupe”, dia 28, às 11h30, no Parque da Jaqueira.

A “Circulação Petrobras 25 anos” é realizada por meio do patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2025, Pernambuco inaugura o projeto no Nordeste. Mais de 50 mil pessoas já participaram como espectadores da turnê este ano.

“As três coreografias se complementam. Em ‘De Bach a Nirvana’ há uma volta no tempo muito significativa, início dos anos 2000, momento em que surge outra leitura da composição, mas o mesmo princípio que carimba o repertório da Focus: extrair do movimento e da música uma sintonia capaz de envolver a plateia de forma única. Ao dançarmos ‘Carlota’, de 2023, o público é convidado a contemplar a ponte entre o tango e a dança contemporânea conduzido pela obra de Piazzolla. ‘Trupe’ traduz nossa vontade permanente de ocupar todos os espaços, o palco está onde colocamos nossas obras”, destaca Alex Neoral.

Em “De Bach a Nirvana”, os dez bailarinos dançam interagindo com a arquitetura do palco e com o quinteto de cordas que se apresenta ao vivo. Johann Sebastian Bach (1685-1750), maior nome da música barroca, e a célebre banda de rock Nirvana, de Kurt Cobain (1967-1994), inspiram Alex Neoral. As peças coreográficas integram os espetáculos “Um a um” e “Interpret.”, apresentados na França e no Canadá. As duas pontas do tempo encontram conexão através do quinteto de cordas formado por Katia Baloussier (piano), Nikolay Sapoundjiev (violino), além de Daniel Silva (violoncelos) e dois músicos locais convidados.

“Carlota – Focus Dança Piazzolla”, de 2023, criada para homenagear as mestras de Neoral, especialmente Carlota Portella (1940-2024), é sucesso de crítica e público desde sua estreia em julho de 2023 no Sesc Copacabana, RJ. São 11 os tangos do bandoneonista Astor Piazzolla presentes na montagem que reconfigura as matrizes do ritmo para a dança contemporânea. Além de Carlota, as mestras Regina Sauer, Giselle Tápias e Déborah Colker, bem como suas influências no artista Alex Neoral, estão em cena. “Carlota – Focus Dança Piazzolla” celebra o corpo como obra de arte suprema.

“Carlota se apropria da melancolia e rigidez do tango em cada momento da coreografia. Fala muito de abandono, seja pela atmosfera do gênero, seja por momentos que vivenciei ao longo da minha vida profissional, algo que faz parte também da vida de todos nós”, reflete Alex Neoral, que há mais de três décadas dedica-se exclusivamente ao ofício da arte. Atualmente, além da Focus Cia de Dança, está na direção da Comissão de Frente da G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel.

“Trupe” é uma homenagem aos artistas mambembes que carregam em suas jornadas por toda parte desde tempos imemoriais. “‘Trupe’ acontece em forma de um cortejo, em que as pessoas são surpreendidas quando estão passando pelo lugar. A ideia é modificar a paisagem ao redor e os próprios sentidos do espectador”, propõe o diretor. A performance tem duração de 35 minutos, tempo em que dez bailarinos percorrem 150 metros de distância: o grupo se desloca coletivamente apresentando a coreografia até um ponto específico do parque onde se intensifica a movimentação em cena. A performance foi apresentada antes na Espanha, em Madri, na Casa de Vacas, em 2023, quando a companhia foi convidada do Festival Hola Rio. Antes, no Canadá, integrou a programação do Festival Quartiers Danses, em Montreal.

Indissociável da história da Focus Cia de Dança, que fundou junto com Alex Neoral, a gestora Tati Garcias reflete sobre a montagem. “’Trupe’ também fala de nós mesmos da Focus. Eu, que dancei por muitos anos, me vejo em cada um dos intérpretes da companhia. Estamos em momento de olhar para nosso repertório, mas, sobretudo, dar passos rumo a novas perspectivas. É sempre fundamental lembrar que só é possível manter o alto nível artístico porque temos patrocínio oficial da Petrobras. A partir dele realizamos, dentro e fora do palco, compromissos envolvendo treinamento físico, fisioterapia e uma intensa carga horária de ensaios, de várias coreografias do nosso repertório. Várias coreografias ao mesmo tempo, uma maratona. É uma honra poder fazer tudo isso para estar no lugar que conquistamos dentro da dança contemporânea brasileira”, reflete Tati Garcias, gestora da Focus Cia de Dança.

SOBRE A FOCUS – Com 26 obras e 16 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha, Panamá, entre outros. E leva consigo a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira e o título de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva. A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.

 

SERVIÇO
Focus Cia de Dança em:

“Trupe”
Dia 24 de setembro, às 19h
Centro de Artes da UFPE – Cidade Universitária
Acesso gratuito
Classificação: Livre | Duração: 35 minutos

“De Bach a Nirvana”
Dia 26 de setembro, às 20h
Teatro Luiz Mendonça: Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Recife
Ingresso: gratuito. Retirar bilhete através do link https://teatroluizmendonca.byinti.com/#/event/de-bach-a-nirvana
Classificação: Livre | Duração: 90 minutos

“Carlota – Focus Dança Piazzolla”
Dia 27 de setembro, às 20h
Teatro Luiz Mendonça: Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Recife
Ingresso: gratuito. Retirar bilhete através do link
https://teatroluizmendonca.byinti.com/#/event/carlota-focus-danca-piazzolla
Classificação: 12 anos | Duração: 75 minutos

“Trupe”
Dia 28 de setembro, às 11h30
Parque da Jaqueira – Av. Rui Barbosa, s/n, Graças, Recife
Acesso gratuito
Classificação: Livre | Duração: 35 minutos


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading