GT Sprint Race Special Edition em Potenza seguirá regulamento com estilo exclusivo

 

Os carros da competição entram na nova pista na próxima sexta-feira, 1º/10, para um treino extra e um treino oficial.

Está chegando a hora de acelerar no Autódromo Potenza. O circuito recebe o campeonato, que completa sua 10ª edição, pela primeira vez. A prova será no próximo final de semana, dias 1º a 03 de outubro, para três corridas eletrizantes válidas para a sétima etapa do calendário e terceira etapa do minitorneio da GT Sprint Race Special Edition, que corre simultâneo ao campeonato principal da categoria, tem formato e regras exclusivas diferenciadas.

Cada etapa seguirá o estilo exclusivo, com um único treino classificatório, que definirá o grid das duas primeiras corridas e a soma de resultados destas provas consolida a ordem de largada da corrida final. Nessas etapas especiais, cada carro poderá ser pilotado por um competidor ou em duplas (um por corrida) e, no final de cada evento, estes pontuam e se classificarão em suas respectivas classes (PRO, AM e PROAM).

O novo formato tem sido um sucesso e teve aprovação por unanimidade dos pilotos do campeonato desde a primeira etapa da estreia do novo modelo com a integração das etapas especiais em 2020, que contou com duas etapas (seis corridas). Além da qualidade dos carros, outra marca do minitorneio foi à competitividade e o equilíbrio é o grande destaque desta categoria.

Em celebração às 10 temporadas da GT Sprint Race, além do título, cada piloto concorrerá ao prêmio R$ 10 mil, destinado ao pole position e ao vencedor geral de cada corrida. Ao todo, em 2021, o minitorneio Special Edition distribuirá R$120 mil como prêmio aos campeões. Os valores serão em crédito para serem utilizados na próxima temporada da GT Sprint Race.

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO E PONTUAÇÃO

O treino classificatório terá duas voltas lançadas, que formará os grids para as corridas 1 e 2. Definido o grid, o pole position poderá trocar seu lugar de largada na primeira corrida, levando em consideração que na segunda terá a posição escolhida invertida. Por exemplo, se o vencedor escolheu se mantiver na pole na Corrida 1, largará na décima posição no certame seguinte; por outro lado, se optar pela terceira posição na primeira, partirá da oitava posição na segunda corrida. Essa escolha só poderá afetar até a 10ª posição. As classificações entre a 11ª e a última do grid não entram nessa regra, permanecendo cada carro na localização definida no treino, seguindo as regras do regulamento do minitorneio.

A terceira corrida terá sua ordem de largada definida conforme a somatória de pontos conquistados nas duas primeiras. Quem tiver mais pontos sairá na pole e, consequentemente, quem pontuar menos sairá da última posição. A regra do pole e esta somatória de pontos, só serão aplicadas após a devida divulgação dos resultados de cada prova pelos Comissários Desportivos.

Os pontos conquistados no treino classificatório e nas três corridas de cada etapa da GT Sprint Race Special Edition serão considerados no resultado geral de todo o torneio, mas cada prova seguirá um sistema diferente de pontuação. Para o treino classificatório e a última corrida seguem esta ordem conforme a classificação: 1º lugar, 25 pontos; 2º, 20; 3º, 16; 4º 14; 5º, 12; 6º, 10; 7º, 08; 8º, 06; 9º, 04; 10º, 03; 11º, 02 e 12º, 01. Já para a primeira e segunda corridas, a pontuação será a seguinte: 1º, 18 pontos; 2º, 17; 3º, 16; 4º, 15; 5º, 14; 6º, 13; 7º, 12; 8º, 11; 9º, 10; 10º, 09; 11º, 08; 12º, 07; 13º, 06; 14º, 05; 15º, 04; 16º, 03; 17º, 02 e 18º, 01.

As nove etapas que compõe o calendário da competição estão divididas em duas séries: o campeonato nacional com seis etapas (duas corridas em cada), – Velocitta (SP), Interlagos (SP), Cascavel (PR), Londrina (PR) e duas em Curitiba (PR) –, e as três etapas da “Special Edition” – Goiânia (GO), Tarumã (RS) e Potenza (MG) –, com três corridas cada. Da somatória dessas séries sairá o campeão do Overall nas suas respectivas classes: PRO, AM e PROAM.

A GT Sprint Race é patrocinada pela Pirelli e Militec1, têm apoio da TecPads, Fremax, Tekbond, Gold Springs e Graxa.

Programação GT Sprint Race | Special Edition – Etapa Potenza (MG)

Sexta-feira, 1º de outubro

12h00 às 12h45 – Treino extra

15h00 às 15h45 – Treino oficial 1

Sábado, 02 de outubro

08h45 às 09h30 – Treino oficial 2

13h00 às 13h45 – Treino classificatório – (02 voltas rápidas por carro)

16h00 – Corrida 1

Domingo, 03 de outubro

08h00 às 8h15 – Warmup

09h00 – Corrida 2

12h00 – Corrida 3

Confira as tabelas completas do Overall, GTSR Brasil, GTSR Special Edition e Rookie Off The Year no site https://sprintrace.com.br/tabela-de-classificacao-2021/.

Calendário GT Sprint Race 2021:

Etapa 1 – 02 de Maio – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (Brasil/#GrandOpening)

Etapa 2 – 23 de Maio – Goiânia/GO (#SpecialEdition)

Etapa 3 – 27 de Junho – Interlagos/SP (Brasil/#SuperPole)

Etapa 4 – 18 de Julho – Cascavel/PR (Brasil/#TripleX)

Etapa 5 – 15 de Agosto – Tarumã/RS (#SpecialEdition)

Etapa 6 – 05 de Setembro – Curitiba/PR (Brasil/#InverseRace)

Etapa 7 – 03 de Outubro – Juiz de Fora/MG (#SpecialEdition)

Etapa 8 – 30 de Outubro – Londrina/PR (Brasil/#SprintNightChallenge)

Etapa 9 – 05 de Dezembro – Curitiba/PR (Brasil/#MatchPoint)

Siga-nos também nas redes sociais:

Facebook: fb.com/SprintRaceBrasil

Twitter: @Sprint Race

Youtube: youtube.com/sprintracebrasil

Instagram: instagram.com/sprintrace

Site: www.sprintrace.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *