“Guia Comum do Centro do Recife” ganha relançamento com festa no Chá Mate Brasília
Quando lançou o “Guia Comum do Centro do Recife”, em 2015, a artista e pesquisadora Bruna Rafaella Ferrer, que já pesquisava as transformações do espaço urbano recifense, propôs um olhar, a partir da arte, para aquele território que ia além de uma cartografia. Na iniciativa, deu-se protagonismo aos afetos, à importância do território e às miudezas, do cotidiano e das pessoas, evocadas pelos locais. Agora, em um momento no qual o Centro do Recife é destaque nacional e internacionalmente, o livro ganha uma nova edição impressa, fruto de uma campanha de financiamento coletivo, que será lançada no dia 07 de fevereiro, às 10h, no Chá Mate Brasília, no bairro de Santo Antônio.
A campanha de financiamento coletivo contou com o apoio de 395 pessoas, viabilizando a impressão de 500 novos exemplares. Nesse contexto de celebração, Bruna Rafaella escolheu retornar ao Chá Mate Brasília, ponto do primeiro lançamento, em 2015, para realizar a entrega do livro aos colaboradores da campanha. Lá, também estarão à venda alguns exemplares para quem ainda deseja adquirir o guia.
A pesquisadora define o Guia como mais do que um livro, convidando o leitor a ativar modos mais sensíveis de presença no espaço urbano, celebrando a memória e a reinvenção dos espaços públicos da cidade. “O desejo de partilhar o registro de uma psicogeografia promovida há uma década vem da intenção de mostrar um Recife que é sublime por ser anacrônico e persistir em escapar de um projeto padronizante de progresso”, explica.
O projeto, que se tornou referência entre artistas, pesquisadores e colecionadores, reúne um inventário simbólico com cerca de quarenta lugares e situações de resistência e invisibilidade no Centro do Recife, a exemplo do próprio Chá Mate Brasília, a Praça do Sebo, a Casa Leão, a Biblioteca Estadual, entre outros.
Trabalhadores do centro, seus personagens, frequentadores e até sons são motivos de interesse da pesquisa, apresentando um mosaico plural desse território que abrange diversos bairros, como Boa Vista, Santo Antônio, São José e Santo Amaro. Os registros são apresentados sob a ótica de ilustradores, escritores, cinéfilos, moradores, comerciantes, urbanistas, músicos e outros flâneurs contemporâneos, que juntos convidam a reencontrar na cidade uma experiência mais lúdica e contemplativa.
Festa e novidades:
Para celebrar o sucesso da campanha, Bruna Rafaella promoverá um encontro festivo, dia 07 de fevereiro, às 10h, no Chá Mate Brasília. O evento contará com uma conversa, seguida por um DJ set do artista e curador Aslan Cabral. Na ocasião, também serão apresentadas duas novidades: o lançamento de um novo sabor de chá mate e postais do Guia Comum.
Em parceria e a convite de José Pinheiro, o Sr. Zé, sócio administrador e atendente do Chá Mate Brasilia, foi criado o novo sabor de chá mate, que leva o nome de Guia Comum. A bebida é uma mistura do clássico chá de erva mate com limão, abacaxi e hortelã.
Como desdobramento das incursões gráficas do livro, Bruna produziu uma série de postais com o título “Pequeno Manual”. Estruturadas como Partituras de Eventos, as obras apresentam proposições abertas que substituem a obra física por instruções passíveis de interpretação, variação e execução por qualquer pessoa, ativando ações e percepções do cotidiano como performance. Cada postal estará à venda por R$10.
Ficha técnica “Guia Comum do Centro do Recife”:
Concepção, produção e organização do livro: Bruna Rafaella
Equipe de criação: Bruna Rafaella, Frederico Floeter, Tatiana Móes e Vitor Cesar
Pesquisa de campo: Bruna Rafaella, Tatiana Móes e Chico Ludermir
Edição de texto e reportagem: Chico Ludermir e Schneider Carpeggiani
Projeto gráfico: Frederico Floeter e Vitor Cesar
Textos: Cristiano Borba, Oriana Duarte, Kate Saraiva, Aslan Cabral e Roberto Beltrão
Ilustrações: Feliciano dos Prazeres, Heitor Dutra, Nathalia Queiroz, Pedro Bezerra, Tatiana Móes e Roberto Ploeg (pintura)
Fotografias: Chico Ludermir, Danilo Galvão, Leila Figueiredo e Tatiana Móes
Música/Partitura: Angela Maria (Quinha do tamborete) e Marcelo Campello
Serviço:
Relançamento do “Guia Comum do Centro do Recife”
Data e horário: 07 de fevereiro, às 10h
Local: Chá Mate Brasília (R. Alarico Bezerra, 279 – Loja 28, Santo Antônio)
Acesso gratuito ao evento
O “Guia Comum do Centro Recife” estará à venda por R$ 100
Informações: @guiacomumdorecife (Instagram)
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

