Hábitos para se tornar bem sucedido: o que a ciência e os grandes CEOs costumam fazer

Nossa vida é ditada pelos hábitos que desenvolvemos ao longo do tempo: podemos não perceber, mas seu impacto é enorme e os resultados são correspondentes. Bons hábitos são capazes de nos colocar no caminho almejado, enquanto os ruins nos distanciam de nossos objetivos. Pode até parecer exagero, mas estabelecer uma rotina saudável pode significar a diferença entre sucesso e fracasso, independentemente de qual âmbito de nossas vidas estamos tratando.

É importante lembrar que cada pessoa tem o seu próprio conceito de sucesso, portanto, alcançá-lo depende do que cada um almeja – ou seja, não existe fórmula pronta.

Uranio Bonoldi, especialista em cargos de alta gestão e que exerceu posições de liderança como CEO, COO e CFO em empresas nacionais e multinacionais, ressalta que “é importante se conhecer cada vez melhor, traçar objetivos, entender qual rotina funciona para você e adicionar a ela elementos que te ajudem a alcançar esses objetivos”. O consultor ainda reforça a importância de “não ter medo de experimentar, já que encontrar bons hábitos pode levar tempo e requer esforço”.

Para ajudar na criação desses hábitos e tornar a sua rotina mais saudável, Uranio destaca técnicas que CEOs e empreendedores de sucesso costumam usar:

Definir metas: “estabelecer metas de curto, médio e de longo prazo ajuda a concretizar os objetivos e trazer suas ações para a realidade do seu dia-a-dia.”

Planejar o dia seguinte: “tirar alguns minutos no final do expediente para pensar no próximo dia permite organizar melhor as pendências e otimizar o tempo.”

Esteja sempre informado: “leia notícias diariamente. Existem várias maneiras de se informar, seja via televisão, redes sociais, podcast ou site de notícias – estar ciente do que está acontecendo e das tendências permite planejar e atuar melhor.”

Anotar tudo de forma organizada: “importante anotar ideias e informações sempre. Acabamos esquecendo muitas coisas úteis ao tentar lembrar sem registrar.”

Tirar tempo para leitura: “conhecimento nunca é demais, arranjar um tempo para ler é fundamental. Não importa como, adicionar um tempo para a leitura de uma forma que funcione para você vai fazer toda a diferença. ‘O Poder do Hábito’ é uma ótima opção de leitura para esse propósito.”

Se perguntar todos os dias que tipo de líder você quer ser: “talvez essa seja a dica mais relevante: pensar todos os dias de manhã sobre como ser um líder melhor faz com que o trabalho seja mais eficaz. É uma maneira de se motivar, de estimular o trabalho em grupo e de atuar de maneira mais estratégica. O melhor é que isso se aplica a todos, não é restrito apenas aqueles em cargo de liderança” – o método, inclusive, foi confirmado por um estudo realizado pela Universidade da Flórida e publicado na revista Personnel Psychology.

Como disse certa vez o pensador Aristóteles: “Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”. Um ótimo incentivo para começar, não é mesmo?

Uranio Bonoldi é consultor em planejamento estratégico e governança corporativa, professor do Executive MBA da Fundação Dom Cabral, onde leciona sobre “Poder e Tomada de Decisão”, escritor e palestrante. Trabalhou por mais de 30 anos em cargos de alta gestão, dentre os quais, CEO da Fundação Butantan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *