Notícias

História e Resistência: Mundurucu chega às prateleiras da Livraria do Jardim nesta quinta-feira

Uma noite de celebração à cultura e à literatura está marcada para acontecer na Livraria do Jardim nesta quinta-feira, 13 de junho. No dia, o local receberá o lançamento do livro “Mundurucu na Confederação do Equador”, uma história em quadrinhos escrita por Paulo Santos que promete mergulhar os leitores em uma fascinante jornada pela vida e legado do herói afro-brasileiro Emiliano Felipe Benício, o Mundurucu.

O livro conta a história de Emiliano, um ativista negro e revolucionário pernambucano que desempenhou um papel crucial na Confederação do Equador em 1824, além de lutar incansavelmente contra a escravidão no Brasil. Sua influência transcendeu fronteiras, sendo pioneiro na resistência à segregação racial nos Estados Unidos durante o século XIX, abrindo caminho para outros ativistas afro-americanos.

Mundurucu também é reconhecido por ter instaurado o processo judicial mais antigo em defesa dos direitos dos negros nos EUA, movido em 1833 após ser vítima de discriminação racial em um navio. No Brasil, ele liderou o Regimento Montabrechas, composto por homens pardos, e foi um abolicionista radical que buscou replicar no país os feitos revolucionários do Haiti.

Com 158 páginas repletas de humor, ação e poesia, “Mundurucu na Confederação do Equador” retrata essa trajetória fascinante deste herói afro-brasileiro, oferecendo uma visão realista e envolvente de sua vida e legado. Além disso, a obra conta com recurso de audiodescrição, layout concebido pelo ilustrador, caricaturista e quadrinista Eloísio Libório Melo, e a arte-final executada por Luciano Félix.

Concebido há cerca de 20 anos atrás pelo jornalista e escritor Paulo Santos, sua publicação pela Cepe Editora coincide com o bicentenário da Confederação do Equador, reforçando a relevância histórica desta obra. “Publicar ‘Mundurucu na Confederação do Equador’ é a realização de um sonho de décadas, esta é, definitivamente, uma oportunidade única de ressaltar a importância de sua história e de sua luta pela justiça e igualdade”, revela o autor.

Serviço

Evento: Lançamento de “Mundurucu na Confederação do Equador”
Quando: 13/06 (quinta-feira)
Hora: das 19h às 21h
Onde: Livraria do Jardim, Avenida Manoel Borba, 292, Boa Vista, Recife
Entrada: gratuita
Preço: R$ 70 (impresso) e R$ 35 (e-book)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *