IFL Recife promove debate sobre reforma tributária com idealizador do imposto único

 

Ex-secretário da Receita Federal e ex-deputado federal, Marcos Cintra vai analisar o cenário e perspectivas da reforma, em evento que acontece nessa segunda-feira (25/10), às 19h

Num momento de avanço da tramitação da reforma tributária no Congresso Nacional, o Núcleo Recife do Instituto de Formação de Líderes (IFL Recife) promove um debate sobre cenários e perspectivas da reforma com uma figura central nessa discussão: o ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra, idealizador do imposto único. O evento acontece nessa segunda-feira (25), às 19h, pela plataforma Zoom.

O debate – realizado com apoio do grupo Atitude Pernambuco e 100% gratuito e aberto (inscrições no www.sympla.com.br) – promete ser uma excelente oportunidade para que empresários, executivos, gestores do setor público e privado, especialistas e profissionais da área conheçam melhor as propostas em discussão no Legislativo e seus possíveis impactos positivos e negativos.

Para Marcos Cintra, o Brasil necessita com urgência discutir de forma ampla e profunda a mudança do sistema tributário, mas não de forma centralizada no Poder Legislativo federal. Ele defende a criação de uma comissão de especialistas que contribua com soluções e propostas para a simplificação da atual estrutura tributária, combate a sonegação, redistribuição de modo equânime da carga de impostos e redução do peso dos tributos sobre a folha de salários das empresas.

“O que temos, hoje, são propostas pontuais de um projeto de tributação sobre o consumo e outro sobre a renda, gerando conflitos de natureza federativa e setorial. Isso tende a frustrar a construção de uma estrutura de impostos que efetivamente corrija distorções como iniquidades do ônus, elevada evasão de arrecadação, alto custo administrativo para gerir tributos e expressiva carga de tributos sobre a folha de salários das empresas”, ressalta.

Sobre a sua proposta de imposto único, Cintra explica que a ideia é a substituição de todos os tributos de natureza declaratória (federais, estaduais e municipais) por apenas um, havendo uma alíquota incidente sobre cada parte de uma transação bancária (débito e crédito). Esse modelo é defendido por muitos especialistas não apenas no Brasil, mas em vários países onde vem sendo discutido como uma opção para a modernização tributária.

Guilherme Cavalcanti, diretor-executivo do Atitude Pernambuco, destaca a relevância do tema e do palestrante. “Marcos Cintra tem uma visão prática sobre as reais possibilidades de construirmos mudanças efetivas no sistema tributário brasileiro e ouvi-lo é sempre uma oportunidade de expandirmos a forma como entendemos os problemas do Brasil”, pontua.

 

Sobre o palestrante

Marcos Cintra tem quatro formações pela Universidade de Harvard (EUA), incluindo bacharelado em Economia e mestrado e doutorado em Economia e Planejamento Regional. Professor-titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV), também construiu uma carreira sólida na política.

Foi vereador e deputado federal por São Paulo, além de secretário estadual e municipal em diversas pastas ligadas às áreas de finanças, desenvolvimento econômico e ciência e tecnologia. Em 2019, ocupou até novembro a Secretária Especial da Receita Federal no Governo Federal e presidiu a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

É, ainda, membro e consultor do Instituto de Inovação e Governança (Índigo), vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) desde 1997 e membro do Conselho de Administração da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

 

Sobre o IFL Brasil

O Instituto de Formação de Líderes Brasil (IFL) é uma entidade civil sem fins lucrativos, com objetivo de formar líderes conscientes de seu papel político, econômico e social. A instituição tem sua base em valores do Estado Democrático, Liberdade Individual, Livre Mercado e respeito à Propriedade Privada, além de defender o “princípio da subsidiariedade”.

A formação de pessoas engloba atividades distintas, como debates com lideranças empresariais, políticas e intelectuais com a realização de eventos exclusivos para os seus associados. Para se tornar um filiado, o interessado deve fazer a sua inscrição em uma das unidades locais de sua cidade. As empresas também podem se tornar parceiras do instituto.

No Nordeste, a criação do Núcleo Recife (IFL Recife) é fruto de um esforço do grupo multissetorial Atitude Pernambuco, que congrega 24 lideranças empresariais do estado. Além da primeira representação na região e da unidade pioneira, em Belo Horizonte (MG), a entidade também está presente nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Porto Alegre (RS) e no Distrito Federal (DF).

Em nível nacional, o IFL Brasil já formou 334 pessoas e possui mais de 280 associados. Com atuação nacional, conta com apoio e patrocínio de empresas como Localiza, Gerdau, Porto Seguro, Suzano, Évora e outras gigantes.

 

Serviço

Evento: Debate sobre Reforma Tributária com Marcos Cintra

Data: 25/10

Horário: 19h

Plataforma: Zoom

Inscrições: gratuitas, pelo www.sympla.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *