Infância em Movimento: Um Mergulho Lúdico nas Brincadeiras de Outros Tempos
Nas escolas, incluir momentos estruturados e espontâneos de brincadeiras contribui para uma formação mais completa e humana. No Colégio CBV, por exemplo, o Dia Internacional do Brincar é festejado com o projeto “Brincar é Coisa Séria!”, onde os alunos da Educação Infantil brincam de pula corda, amarelinha, bambolê, dança das cadeira, “Seu rei mandou dizer”, bolinhas de gude, etc. “Estas atividades estimulam a linguagem, a coordenação motora e o pensamento crítico. O brincar também auxilia no desenvolvimento relacionado as questões emocionais, relacionais e sociais, especialmente em tempos de excesso de estímulos digitais”, afirma a professora de psicomotricidade do Colégio CBV Estefânya Nunes.
Especialistas destacam que o brincar favorece habilidades fundamentais, como criatividade, empatia, cooperação e resolução de conflitos. “Brincando, a criança experimenta o mundo, exercita a imaginação, aprende a lidar com regras e desenvolve autonomia. A prática fortalece vínculos e impulsiona o aprendizado de forma prazerosa e lúdica”, salienta Estefânya.
O brincar é uma linguagem universal da infância e uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Através das brincadeiras, elas constroem conhecimento, interagem com o outro, desenvolvem a criatividade e expressam emoções.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.