Notícias

Inspirada pela força dos afluentes amazônicos, Tintas Iquine apresenta Majari como a Cor do Ano 2026

A Tintas Iquine, maior indústria de tintas do Brasil com capital 100% nacional, anuncia Majari como a Cor do Ano 2026. O tom de azul, inspirado nos afluentes que alimentam o Rio Amazonas, traduz adaptação, superação e a busca pelo essencial. A escolha é fruto de uma pesquisa conduzida pelo Studio inglês Justine Fox, consultoria internacional reconhecida por unir psicologia das cores, análise de comportamento, design, arquitetura, artes e cultura em processos criativos que antecipam tendências globais. Com essa abordagem multidisciplinar, o Studio traduz os desejos e expectativas da sociedade em cores que vão além da estética, promovendo bem-estar e propondo novas formas de viver os espaços.

Em um cenário de transições e sobrecarga de estímulos e informações, Majari se apresenta como um manifesto em favor do refúgio. Mais do que uma cor, é um convite terapêutico a desacelerar e reconectar-se com o instinto criativo. Seu azul profundo inspira calma e equilíbrio, enquanto sua versatilidade permite combinações que vão do acolhimento à ousadia. “Majari tem uma força simbólica que vai além da estética, transformando ambientes em verdadeiros refúgios de calma e inspiração. É uma cor que conversa com vários estilos, equilibrando sofisticação e proximidade na arquitetura e na decoração”, explica Diogo Vianna, arquiteto parceiro da Iquine.

A cor também ganha força quando combinada a diferentes paletas:

  • Mindful / Equilíbrio, que aposta em tons suaves e naturais, como off-whites, azul-acinzentado (Parecis) e vermelho-acinzentado (Aruanã), ideais para espaços de introspecção.
  • Poetic / Inspiração, com nuances douradas, terrosas e rosadas, como Rio Amazonas e Canudos, que evocam memória afetiva e criatividade.
  • Flowing / Ritmo, a mais ousada, que mistura cores vibrantes como Bem-te-vi e Malva para estimular energia e movimento.

Para Leonardo Vasconcelos, Diretor Comercial e de Marketing do Grupo Iquine, a escolha se soma ao posicionamento da marca em relação à valorização das brasilidades e busca gerar equilíbrio. “Nosso objetivo é inspirar pessoas a criar ambientes que transmitam bem-estar e significado. Majari chega para ser um ponto de equilíbrio em projetos contemporâneos, alinhando estética e comportamento”, comenta.

Ainda segundo Vasconcelos, essa escolha também reflete um movimento mais amplo da sociedade. “Vivemos um tempo de transição, no qual todos buscamos pausas para respirar e nos reconectar com o que realmente importa. O excesso de estímulos nos leva a valorizar cada vez mais experiências que tragam significado e restaurem nossa energia. Nesse contexto, Majari traduz em cor a nossa capacidade de adaptação, acolhimento e criação de novos caminhos. É um convite a imaginar futuros possíveis”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *