Notícias

Instituto do Autismo abre inscrições gratuitas de 8 mil vagas da maior colônia de férias para autistas no Brasil

Estão abertas as inscrições gratuitas para a já tradicional Colônia de Férias do Instituto do Autismo (IDA). O período para se inscrever começa nesta terça-feira (dia 25) e vai até preencher todas as oito mil vagas inclusivas, voltadas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com idade de dois a 17 anos. “Vamos realizar a maior colônia de férias para autistas do Brasil. É um momento que faz parte do nosso olhar de apoio às famílias, para dar um suporte maior durante o recesso escolar”, afirma o diretor geral do Instituto, Kadu Lins.

Com a expansão do IDA, será a edição com o maior número de vagas, disponíveis no Recife, em Carpina, em Igarassu, em Caruaru e também na unidade de Olinda (que terá a colônia de férias como sua primeira atividade). No ato da inscrição – que pode ser feita somente através do post que está fixado no instagram @institutodoautismo – é preciso escolher em qual turno a criança ou adolescente irá participar: pela manhã (das 8h30 até 11h30) ou pela tarde (13h30 às 16h30), sempre de segunda à sexta. A Colônia de férias começa no próximo dia 1o e vai até 26 de julho.

Outra novidade deste ano é que todas as famílias que colocarem seus filhos para participar da colônia do Instituto do Autismo terão direito de fazer a inscrição gratuita do curso online “Férias com seu Filho Autista”. “O curso vai ensinar como estimular as áreas cognitiva, motora, social e de comunicação, além de orientações para um planejamento de férias mais divertidas para a criança ou adolescente autista”, conta o diretor geral.

Com o tema relacionado às Olimpíadas, o slogan da colônia será “Nossa maior conquista é a inclusão”, inclusive com a participação de alguns atletas como convidados especiais. Na programação, várias brincadeiras, atividades físicas e esportivas, banho de piscina, lanche, além de orientações e diversos serviços para as famílias, como aferição de pressão e glicose, estética, massagem e maquiagem. “A realização de uma colônia de férias é importante pela questão lúdica, mas as atividades também possibilitam uma maior interação social, trabalham a coordenação motora, o raciocínio lógico, o equilíbrio, a força, entre outros estímulos”, explica Kadu.

Em todas as suas unidades, o IDA disponibiliza de infraestrutura completa e uma equipe transdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, musicoterapeutas, especialistas em Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada, da sigla em inglês Applied Behavior Analysis), TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental), Integração Sensorial, Psicomotricidade Relacional e Funcional e psicopedagogia.

Além de todos os serviços oferecidos, as unidades do Instituto do Autismo também contam com diferenciais, como: terapias desenvolvidas na piscina, equoterapia (terapia assistida por cavalos), atividades esportivas ao ar livre e, também, ações externas. “É incrível acompanhar a evolução dos assistidos, com grandes resultados em termos de independência e sociabilização. Também temos uma atenção e cuidado com as famílias, desenvolvendo atividades específicas para elas. O Instituto possui um olhar especial para também cuidar de quem cuida”, comenta Kadu Lins.

HISTÓRIA – O Instituto do Autismo foi fundado em 2020 por Kadu Lins, que é profissional de Educação Física, especialista em ABA e psicomotricidade, com formações no Brasil e no exterior. Todos os serviços e especialidades oferecidos pelo IDA podem ser acessados por meio de atendimento particular ou através de planos de saúde das redes conveniadas. Os pais e/ou responsáveis podem obter mais informações através do https://institutodoautismo.com/ ou pelo perfil do instituto no Instagram: @institutodoautismo.

INSTITUTO DO AUTISMO:

Instituto do Autismo – Seja Bem Vindo


Instagram: @institutodoautismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *