Menopausa: como reduzir os sintomas nesses dias mais quentes?
O climatério, fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo da mulher, carregam muitos sintomas que costumam impactar a rotina da mulher. Ondas de calor, palpitações cardíacas, vertigens, cansaço muscular e instabilidade emocional são alguns dos sinais que marcam esse período, podendo surgir até 10 anos antes da pausa da menstruação. Com a chegada do verão, os dias ficam mais quentes e os incômodos característicos da menopausa tendem a se acentuar. No entanto, é possível passar por essas fases de forma mais tranquila e com mais qualidade de vida seguindo orientações e o tratamento adequado. A médica ginecologista Israelina Tavares, especialista em ginecologia regenerativa, reposição hormonal e estética íntima, alerta que a reposição hormonal é a principal medida para aliviar os desconfortos do climatério não apenas no verão.
“A terapia de reposição hormonal (TRH) restabelece os níveis de estrogênio, progesterona e testosterona no corpo da mulher, aliviando os sintomas físicos, psíquicos e aqueles relacionados ao órgão genital. Ela é indicada para aquelas mulheres que não tenham contraindicação ao uso de hormônios. Para as que não podem, uma alternativa com bons resultados é o uso de suplementos, fitoterápicos entre outras medicações, sempre com prescrição e acompanhamento médico”, destaca a especialista.
Como a reposição hormonal pode ser feita?
● Gel transdérmico
● Adesivo
● Reposição oral
● Implantes hormonais
A especialista destaca que não há um método melhor que o outro, mas a escolha é feita de acordo com a adaptação da paciente.
Quais os principais cuidados que as mulheres na menopausa devem ter em seu estilo de vida?
● Alimentação saudável
● Evitar o consumo exagerado de álcool e café
● Reduzir o consumo de glúten e açúcar
● Usar roupas leves
● Manter-se hidratada
● Praticar atividades físicas
“Grande parte das mulheres tem a intensidade dos sintomas relacionados ao estilo de vida. As mulheres que têm uma alimentação mais saudável, que não são sedentárias, evitam alimentos multiprocessados, evitam álcool e o fumo, geralmente, conseguem passar por essa fase de uma forma mais tranquila. Algumas mulheres, mesmo seguindo todas as recomendações, podem apresentar sintomas mais intensos devido à genética”, destaca Israelina Tavares.
Como identificar se a sensação de calor é um sintoma do climatério?
“Os calores característicos do climatério, conhecidos popularmente como “fogachos”, são súbitos, intensos, transitórios e ocorrem independentemente da temperatura do ambiente. Além disso, podem vir acompanhados de transpiração e vermelhidão do rosto e do colo. Após a sensação do fogacho também podem surgir calafrios”, explica a ginecologista Israelina Tavares.
Israelina Tavares é médica ginecologista obstetra, especialista em ginecologia regenerativa e estética íntima. Formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (FCM-CG), possui Residência Médica em ginecologia e obstetrícia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduação em Rejuvenescimento Íntimo e Estética Genital pelo Instituto Lapidare (SC). É referência em cirurgia estética íntima, laser íntimo e reposição hormonal. Expert reconhecida pela Academia Brasileira de Ginecologia Regenerativa, Estética e Funcional (ABGREF)
instagram: @draisraelinatavares
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.