Mês da Saúde: ortopedista alerta sobre os sintomas e tratamento do Joanete
Abril é um mês dedicado à promoção da saúde sendo importante ter atenção aos cuidados relacionados à saúde dos pés. O uso frequente de salto alto, sapatos apertados ou com bico fino, deformidades nos pés e lesões, são alguns dos inúmeros fatores que podem ocasionar o surgimento do joanete (Hálux Valgo), uma doença ortopédica que atualmente afeta milhares de pessoas ao redor do mundo.
Essa deformidade óssea que afeta a articulação da base do dedão do pé causa, não só incômodo ao utilizar determinados tipos de calçados, como também dor intensa, afetando mais as mulheres e cerca de 35% das pessoas acima de 65 anos têm a doença. “As alterações biomecânicas provocadas pelo joanete podem gerar sobrecarga em outras articulações, aumentando o risco de lesões durante os treinos. Além disso, a condição prejudica os afazeres do cotidiano, pois além da intensidade da dor, atrapalha a prática de exercícios físicos e reduz a mobilidade”, alerta o ortopedista especialista em pé do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Pernambuco (IOT), Dr. Gabriel Monteiro.
Já os sintomas podem aparecer em conjunto, fato que pode gerar uma série de desconfortos ao paciente. Geralmente aparecem na região medial do primeiro dedo com muita dor e desconforto nas articulações afetadas, especialmente ao usar calçados apertados, calos e bolhas causados pelo atrito com o calçado, inchaço e inflamação ao redor da área afetada.
O médico reforça que a solução definitiva é a cirúrgica que, além de corrigir a deformidade, restaura a função perdida e elimina a dor. “Com os avanços na medicina, hoje é utilizado a técnica percutânea, um procedimento minimamente invasivo, ao qual é realizada com pequenas incisões que permitem correções ósseas, tendíneas e capsulares, minimizando danos e proporcionando uma reabilitação rápida”, enfatiza o ortopedista, que foi um dos pioneiros em Pernambuco nessa técnica.
Quando a técnica é aplicada corretamente, a chance de recidiva é mínima. Por isso, é fundamental que o paciente procure um especialista em pé para avaliação e indicação do melhor procedimento, garantindo um grande ganho na qualidade de vida.
SERVIÇO
Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife (IOT)
Endereço: Av. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu – Recife – PE
Instagram: @iot.recife / @monteirodr.gabriel
Site: www.iotrecife.com.br
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.