Museu da Língua Portuguesa movimenta agenda especial neste dezembro
Com uma programação repleta de atividades para toda a família, o Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, em São Paulo, se consolida como uma das principais atrações culturais para as férias de verão. Durante todo o mês de dezembro, o público poderá participar de eventos como a Feira de Troca de Livros, o Sarau Africanizar e o projeto Domingo no Museu, além de visitar exposições imperdíveis, como Línguas africanas que fazem o Brasil e Vidas em Cordel .
A entrada é gratuita aos sábados e domingos e também no dia 10 de dezembro, em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, com patrocínio da Petrobras. Nos demais dias, os ingressos custam R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia), sendo gratuitos para crianças de até 7 anos. O Museu fecha às segundas-feiras, além dos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Entre os destaques do mês está o Sarau Africanizar, no dia 7, com apresentações de samba no Saguão Central, valorizando as raízes africanas na cultura brasileira. No mesmo dia, acontece a última edição do ano da Feira de Troca de Livros, que também contará com atividades como escritórios e um espaço infantil. No dia 14, o projeto Plataforma Conexões encerra suas atividades de 2024 com a apresentação da orquestra Donos da Percussão, que explora a herança musical africana.
Para as crianças, o Domingo no Museu segue até o dia 8, com brincadeiras no Pátio B, e no dia 15, um espetáculo especial mistura influências de Cabo Verde, funk e rap. Já nas visitas temáticas “Joias de Crioula”, marcadas para os dias 7 e 8, abordam as representações de mulheres negras no Brasil colonial, enfatizando símbolos de resistência.
As temporárias do Museu também são um convite à reflexão. Línguas africanas que fazem o Brasil destacam a influência de línguas como iorubá e quicongo no português brasileiro, enquanto Vidas em Cordel homenageia a literatura popular do Nordeste, celebrando nomes como Luiz Gonzaga e Glauber Rocha.
O Museu funciona de terça a domingo, das 9h às 16h30, com permanência até as 18h. Aos sábados e domingos, visitas guiadas exploram a arquitetura da Estação da Luz e a exposição principal, onde instalações interativas apresentam uma riqueza da língua portuguesa.
Serviço
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, São Paulo.
Mais informações e ingressos: link para bilheteria .
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.