Notícias

NACC completa 40 anos com impacto direto na redução do abandono do tratamento oncológico infantil em Pernambuco

A instituição surgiu da solidariedade de médicos, familiares e voluntários; e se consolida como referência no apoio biopsicossocial a crianças com câncer

Neste mês de outubro, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC) completa quatro décadas de uma trajetória marcada por solidariedade, cuidado e transformação na vida de milhares de crianças e adolescentes da Região Metropolitana do Recife e de várias outras cidades de Pernambuco, – e de outros estados -, em tratamento oncológico nas unidades hospitalares do Recife. Em reconhecimento a trajetória, nesta quarta-feira (22), a Câmara Municipal do Recife, por proposta do vereador Tadeu Calheiros, prestará uma homenagem a direção e fundadores da instituição. A solenidade será às 17h no Plenarinho da Câmara.

Fundado em 21 de outubro de 1985, o NACC surgiu a partir da mobilização de um grupo de médicos, profissionais da sociedade civil e familiares de crianças com câncer, sensibilizados pela dura realidade enfrentada por pacientes, sobretudo, vindos do interior do estado, junto com suas famílias.

“Nesta época, o câncer infantil representava não apenas um desafio médico, mas também uma batalha social e familiar. Muitas crianças diagnosticadas abandonavam o tratamento por falta de estrutura para permanecer na capital durante as longas etapas de cuidado”, comenta o oncologista pediátrico e fundador da instituição, Francisco Pedrosa, pontuando que a taxa de abandono era de cerca de 30% à época em virtude da falta de condições de se manter na capital durante o tratamento.

“Hoje, esse índice de abandono caiu para apenas 0,6%, comprovando a efetividade e a importância dos serviços oferecidos pela instituição, que vão muito além da hospedagem e alimentação”, completa o médico. Atualmente, a sede, localizada no bairro dos Aflitos, em Recife, tem capacidade para acolher diariamente cerca de 120 crianças e acompanhantes, oferecendo estrutura adequada, ambiente acolhedor e um conjunto de serviços integrados.

O trabalho do NACC é sustentado por cerca de 90 profissionais e uma rede de parceiros e voluntários engajados. O apoio oferecido vai desde albergue, transporte, cestas básicas, suplementos alimentares, acompanhamento psicossocial e terapias especializadas (fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, terapia ocupacional), até ações de reabilitação, atividades educativas, profissionalizantes e classe hospitalar.

“Tudo isso é possível graças à solidariedade da sociedade civil, que colabora com doações, aquisição de produtos da grife NACC, como camisas, canecas, mochilas, e com participação em projetos sociais. A sociedade pernambucana abraçou o NACC, e é por isso que conseguimos manter uma estrutura sólida e um acolhimento humano e digno”, explica a atual diretora-presidente, Arli Pedrosa. Para além da assistência direta, de acordo com ela, o NACC se tornou uma referência nacional em humanização no atendimento oncológico pediátrico.

Sustentabilidade e visibilidade

Para manter sua estrutura, o NACC conta com o engajamento de sócios contribuintes, ações de telemarketing e parcerias com empresas e instituições de ensino. A comunicação institucional também é tratada com seriedade: campanhas publicitárias e conteúdos digitais são produzidos com o apoio de agências especializadas, como a VOZ Comunicação (assessoria de imprensa), Aporte Comunicação (agência de publicidade) e a Jazzz, que cuida do site e da loja virtual. A presença ativa nas redes sociais (@naccrecife) amplia a visibilidade da causa e fortalece a rede de apoio. “Estar nas redes é fundamental para que mais pessoas conheçam nosso trabalho e se sintam tocadas a ajudar”, explica a coordenadora de Marketing, Isabely Almeida.

Gestão ética e voluntária

A diretoria do NACC é composta por voluntários e eleita em assembleia. Os cargos não são remunerados, e os gestores precisam ter, no mínimo, um ano de vínculo como sócio-contribuinte e histórico de serviços prestados à instituição. A atual presidente é Arli Melo Pedrosa.

A estrutura administrativa segue um modelo profissionalizado, com avaliação periódica dos funcionários, estímulo à formação continuada e práticas voltadas à humanização no atendimento. O ambiente do espaço de apoio é planejado para proporcionar acolhimento afetivo, respeitando as diferenças culturais, religiosas e sociais das famílias atendidas.

Serviço:
Endereço: Rua do Futuro, 855 – Aflitos – Recife – PE
Telefone: (81) 3267-9200 / Site: www.nacc.org.br / E-mail: nacc@nacc.org.br/ Redes Sociais: @naccrecife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *