No mês dedicado à cachaça, a Triumpho anuncia novo rótulo para exportação
A Cachaça Triumpho, produzida no Engenho São Pedro, na cidade de Triunfo, brejo de altitude em pleno sertão pernambucano, celebra seus 22 anos de história com uma grande novidade. Em homenagem ao mês dedicado à cachaça, cujo Dia Nacional é comemorado hoje, 13 de setembro, a marca lança um novo rótulo tipo exportação, criado pela renomada designer Gisela Abad, com o apoio da Apex por meio do programa Design Export. Este novo design mantém a tradição da garrafa artesanal, revestida com uma mistura exclusiva de argila e bagaço de cana-de-açúcar, destacando ainda mais o caráter único da Triumpho.
“O rótulo é aplicado como um decalque branco durante o processo de revestimento da garrafa; enquanto o contrarrótulo, em película de polipropileno translúcido com impressão em branco, é adicionado após o envase da cachaça”, explica a designer e responsável pelo novo layout, Gisela Abad. Ela enfatiza ainda que o uso da cor branca sobre o barro enriquece a estética da garrafa, realçando o trabalho artesanal envolvido em sua produção.
O novo rótulo também presta uma homenagem à rica cultura de Triunfo, incorporando elementos icônicos como o “Cine Theatro Guarany” e o personagem carnavalesco “Careta”.
Produção sustentável Fabricação – A Cachaça Triumpho se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade sendo produzida de acordo com os princípios da agricultura orgânica. Desde o cultivo da cana-de-açúcar até a destilação em alambiques e o envelhecimento em barris de carvalho ou freijó, cada etapa é conduzida de maneira ecologicamente responsável. A técnica inovadora utilizada no revestimento das garrafas, desenvolvida em colaboração com artesãos locais, reflete essa filosofia. “A combinação de argila e bagaço de cana dá à garrafa uma personalidade única, com uma estética artesanal e orgânica que conversa perfeitamente com a essência da cachaça”, afirma Fabiana Macedo, uma das proprietárias do Engenho São Pedro.
Reconhecimento internacional – Essa dedicação à qualidade e autenticidade tem rendido à Cachaça Triumpho diversos prêmios, tanto no Brasil quanto no exterior. Em 2023, a marca foi laureada com o prêmio Design For a Better World (DFBW) na categoria Design de Produtos e Serviços, uma iniciativa do Centro Brasil Design que valoriza inovações com impacto positivo. “É um reconhecimento que destaca nossa busca por soluções sustentáveis”, comenta Fabiana Macedo.
Além da premiação do novo rótulo, a qualidade da Triumpho é reconhecida mundialmente, tendo sido premiada quatro vezes no Concurso Mundial de Bruxelas, o maior concurso de destilados do mundo. Possui ainda os prêmios: Concurso Destilados do Brasil, Pernambuco de Turismo, Economia Criativa de Pernambuco e o Pernambuco Que Dá Certo. Além disso, foi a primeira cachaça brasileira a ser certificada pelo INMETRO.
História– A história da Cachaça Triumpho começa anos antes da sua fundação, quando Pedro Jr decide estudar e se aprofundar no tema da produção de cachaça. Mas é, de fato em 2002, que ele inaugura o Engenho São Pedro, e começa a produzir a Triumpho.
“Meu pai frequentava muito Triunfo quando criança e a relação com a cidade sempre foi de muito carinho. Ele resolveu dar o nome de Triumpho em homenagem à cidade – com a escrita igual a antigamente com o “ph” – e comprou o terreno do Engenho São Pedro, onde ele fez a fábrica da Cachaça, e conseguiu trazer para o município um ar mais turístico, participando no processo de desenvolvimento da região”, lembra Ana Carolina Macedo, executiva da Triumpho.
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