Oficina Francisco Brennand celebra legado artístico do seu patrono na CASACOR Pernambuco 2025
Pelo terceiro ano consecutivo, a Oficina Francisco Brennand integra a CASACOR Pernambuco, uma das principais mostras de design de interiores, arquitetura e paisagismo das Américas. Nesta edição, a instituição apresenta um espaço de vendas assinado pelo arquiteto Diogo Viana, que propõe uma imersão na essência da obra do artista pernambucano que dá nome ao museu-ateliê. Entre os destaques do ambiente, está um imponente painel cerâmico, desenvolvido por Francisco Brennand em 1968, pertencente ao acervo da Galeria Avenida.
O mobiliário – desenvolvido pela Fogo Design sob os cuidados do designer e artista visual pernambucano Ramsés Marçal – estabelece conexões com o espaço de forma harmônica, ampliando a experiência sensorial proposta. O visitante é convidado a adentrar o universo poético de Brennand, reinterpretando seu legado com olhar contemporâneo e força expressiva. O resultado é uma composição que equilibra as digitais brennandianas com novos diálogos, posicionando a loja como um ambiente alinhado às tendências do design e da arquitetura brasileira.
Além da ambientação, o público poderá conferir uma seleção com mais de 80 modelos de objetos de arte cerâmica produzidos artesanalmente pelos oleiros e decoradores da Oficina Francisco Brennand. As peças seguem técnicas, desenhos e paletas de cores desenvolvidas pelo artista em parceria com seus colaboradores. Cada item passa por oito etapas manuais e três queimas em fornos que atingem até 1.350 °C, resultando em criações únicas, marcadas por texturas, cores e simbologias próprias.
“Estar pelo terceiro ano na CASACOR Pernambuco é um movimento que evidencia a força dos objetos de arte produzidos pela Oficina Francisco Brennand em dialogar com espaços que inspiram tendência, design, futurismo, arte e arquitetura. O legado de Francisco está sempre conectado a essas frentes, com cada peça carregando centros de força e significados que transcendem a função utilitária, atribuindo novos sentidos aos espaços e mantendo pulsante o universo criativo do artista”, afirma Marcos Baptista, presidente da Oficina Francisco Brennand.
Para o arquiteto Diogo Viana, projetar a loja da Oficina Francisco Brennand na CASACOR Pernambuco foi como mergulhar nas múltiplas linguagens que a combinação de argila, água, ar e fogo pode gerar na arte e no design. “O desafio de ocupar um dos palacetes mais emblemáticos do Bairro do Recife nos inspira a combinar tecnologia, saberes artesanais e parceiros estratégicos para criar um espaço que carrega a força do legado de Francisco e a contemporaneidade da arquitetura e do design”, finaliza Diogo. Toda a venda dos objetos de arte será revertida integralmente aos programas Artístico, de Educação e Pesquisa, bem como à manutenção do acervo do museu-ateliê.
Sobre a Oficina Francisco Brennand
Transformada em instituto cultural sem fins lucrativos em 2019, a Oficina atua para preservar o legado do artista Francisco Brennand, ao mesmo tempo em que fomenta e difunde práticas artísticas, educativas e culturais contemporâneas. No coração da Mata da Várzea, na capital pernambucana, o museu-ateliê salvaguarda um amplo conjunto de obras do artista, distribuídas em espaços expositivos, jardins – um deles projetado por Roberto Burle Marx – e reserva técnica. Fundada em 1971, a Oficina compreende também edificações fabris, ateliês e uma capela, cujo projeto é de autoria dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli, além de instalações de atendimento ao público, como café e loja, e de uma unidade de apoio localizada no Bairro do Recife, na Casa Zero.
Serviço
Oficina Francisco Brennand na CASACOR Pernambuco 2025
Quando: 4 de outubro a 30 de novembro
Onde: Complexo Niágara (Av. Rio Branco, 162, Bairro do Recife)
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

