Pacto pelo Agro avança e promove diálogo entre setores de avicultura e fruticultura para impulsionar logística e exportação em Pernambuco
O Pacto pelo Agro deu mais um passo significativo nesta quinta-feira (6), em encontro realizado no escritório da estatal portuária, que reuniu lideranças do Complexo Industrial Portuário de Suape, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco (SDA) e representantes de instituições e empresas ligadas à agricultura e à avicultura no Estado. A agenda foi conduzida pelo diretor-presidente da estatal portuária, Armando Monteiro Bisneto, e pelo secretário da SDA, Cícero Moraes.
Entre os principais encaminhamentos, destacaram-se a articulação de uma reunião com a ApexBrasil, agência responsável por promover exportações e atrair investimentos estrangeiros, e o avanço das tratativas com o Tecon Suape e com o APM Terminals, segundo terminal de contêineres do Porto de Suape que tem início das operações previsto para 2026.
“Dando continuidade às ações do Pacto pelo Agro, recebemos lideranças do agronegócio pernambucano. Já havíamos começado a dialogar com o setor de fruticultura e, agora, ampliamos a ouvida para os produtores de aves e ovos de Pernambuco. Buscamos consolidar um diagnóstico que permita a Suape adotar medidas capazes de gerar ganhos logísticos para toda a cadeia produtiva, aproximando o setor agropecuário com o objetivo de ampliar as oportunidades de escoamento de cargas, em consonância com as diretrizes da governadora Raquel Lyra”, ressaltou Armando Monteiro Bisneto.
A iniciativa tem como meta fortalecer a integração logística entre o agronegócio e o porto, ampliando a competitividade e o acesso dos produtos pernambucanos aos mercados globais. “O Pacto pelo Agro segue avançando com diálogo direto com os representantes do setor. Neste encontro, ouvimos os principais players do agronegócio pernambucano, onde discutimos pontos estratégicos para superar gargalos no escoamento da produção pelo Porto de Suape, desde a viabilidade de novas exportações até o abastecimento de grãos, com foco na redução de custos e no fortalecimento do mercado interno”, destacou Cícero Moraes.
Para o presidente da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), Giuliano Malta, a iniciativa é estratégica para ampliar a competitividade do setor e abrir novos mercados. “Vamos construir grandes oportunidades com essa parceria, fortalecendo nossa capacidade de exportação e posicionando Pernambuco no cenário internacional”, destacou.
A avaliação é compartilhada pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, que ressaltou a relevância da aproximação do governo com o setor produtivo. “O Governo do Estado tem se mostrado presente e tem estimulado a fruticultura via Porto de Suape, o que é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio pernambucano”, afirmou.
Na mesma linha, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, reforçou o impacto econômico do setor. “O agronegócio foi responsável por 37% das exportações de Pernambuco. Com essa iniciativa, todos ganham. Produtores, setor logístico e o Estado”, pontuou.
Pela manhã, participaram da reunião o presidente da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), Giuliano Malta; o vice-presidente da entidade e representante da Ovomalta, Lula Malta; Leonardo Corrêa, da Enavis; e José Mário, da Avesso Comunicação. No período da tarde, o diálogo prosseguiu com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra; e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira.
Os diretores Armando Peixoto Filho (Desenvolvimento de Negócios), José Humberto Cavalcanti (Relações Institucionais e Governamentais) e José Constantino (Desenvolvimento e Gestão Portuária), além do coordenador jurídico e presidente do Grupo de Trabalho Pacto pelo Agro, Marcelo Moraes, integraram o time de Suape nas reuniões. O gerente regional do Sertão do São Francisco da SDA, Paulo Nogueira, esteve presente ao lado do secretário Cícero Moraes, acompanhando as discussões.
GRUPO DE TRABALHO
A comissão técnica, criada em setembro e formada por colaboradores de Suape e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), realiza encontros periódicos para acompanhar as pautas, executar os encaminhamentos e consolidar a integração entre o porto e o setor produtivo pernambucano, reforçando o papel estratégico do Pacto pelo Agro no fortalecimento da logística e do agronegócio no Estado.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

