Paulo Veloso leva experiência da contemporaneidade para o Bangalô da Praia, no RioMar Casa

Com estilo sofisticado e rústico, espaço criado para a mostra foca no essencial: evocar o bem-estar e a qualidade de vida. Ativos ainda mais valorizados neste pós-pandemia, iluminação e ventilação naturais têm protagonismo garantido

 A experiência da contemporaneidade tem influenciado todas as áreas e, claro, a arquitetura de interiores se insere nesse contexto de mudança de paradigmas. Com isso, a busca de mais bem-estar, qualidade de vida, personalização e intimidade, junto com o uso de iluminação e ventilação naturais, materiais reciclados e um certo minimalismo que remete ao essencial estão cada vez mais presentes nos projetos atuais. O Bangalô da Praia, assinado pelo escritório pernambucano Paulo Veloso Arquitetura, que integra a mostra RioMar Casa, segue essa tendência.

Com 36 metros quadrados, o projeto contempla sala de estar, varanda, quarto e banheiro integrados, mas respeitando o equilíbrio espacial. O ambiente está instalado na “Varanda da Hotelaria” do evento, que começa nesta quinta-feira (26) e vai até o dia 26 de setembro, no piso L3 do shopping RioMar Recife.

“O bangalô tem um estilo sofisticado e rústico, uma espacialidade cujo conceito é proporcional ao relaxamento e à sensação de ambiente não urbano.  Criamos um espaço propício à conexão consigo mesmo, valorizando a privacidade e a integração à natureza”, explica o arquiteto Paulo Veloso, líder do escritório que, além de consolidado no mercado brasileiro, assina projetos no exterior.

 

Projeto tem foco na sustentabilidade

O foco na sustentabilidade – alinhada com o clima de praia e a busca pelo essencial – é bastante perceptível no ambiente. Predominam materiais como madeira de reflorestamento (eucalipto tratado em autoclave), casca de árvore, corda e tintas à base de água. Um dos destaques é a pintura com casca de marisco produzida pela Ibratin Tintas e Texturas em parceria com o projeto social Casa do Maçunim, que beneficia marisqueiros de Barra de São Miguel (AL).

“A proposta traz não apenas o cenário do litoral, mas responde a uma preocupação maior da sociedade com a qualidade de vida e com valores que de fato importam em meio aos desafios e incertezas atuais e aos aprendizados de questões como a pandemia”, detalha Veloso.

A ponte Pernambuco-Alagoas é reforçada por peças assinadas por artistas do estado vizinho, como cubas esculpidas em madeira de autoria de Roberto Petrosino – que ressignifica e recicla galhos e troncos de árvores mortas ou descartadas – e um forro de corda natural em macramê (tecelagem manual), de Fernanda Jatobá, da Marcramê.

 

Uso de iluminação e ventilação naturais são pontos-chave do ambiente

Um dos pontos-chave do projeto é o uso de iluminação e ventilação naturais. “Há uma valorização crescente de espaços mais arejados e amplos, otimização de recursos e uso de energias renováveis para redução de despesas fixas”, detalha o arquiteto. Já a paleta de cores é neutra, com predominância de tons de marrom e areia, remetendo à praia, e tonalidades de verde que dialogam com o mar e folhagens.

“Essa vibe praieira está não apenas na paleta, mas em todo o conceito do ambiente e reflete minhas viagens ao Havaí, Taiti e Indonésia, que proporcionaram referências importantes para o meu trabalho, especialmente nas áreas de hotelaria e residencial”, afirma.

O ambiente tem como parceiros Tintas Iquine, Armony Esquadrias, Vivix Vidros Planos, Villa Garden Paisagismo, Ynove Drywall, Greenwood Parques, Arbor Cortinas e Persianas, Fino Acabamento (revestimentos), Bem Decor (estofados e rodapé em PET reciclado), Tidelli (móveis), Trousseau (enxoval), Riolax (banheiras), Rubinettos (metais), Light Design (iluminação), Zafiro (tecnologia) e RM Engenharia (montagem).

 

Sobre o RioMar Casa

O RioMar Casa é o primeiro evento presencial do setor de arquitetura e design do Nordeste em 2021, integrando mostra e feira de negócios numa programação com entrada gratuita. O tema não poderia estar mais conectado ao contexto atual: “viva a experiência da nova casa brasileira”.

Ao todo, 45 projetos fazem parte do evento, que ocupa uma área de 2 mil metros quadrados e traz novidades em relação às edições anteriores, como a presença de estandes de indústrias do setor. O evento surgiu em 2016, como RioMar Design e Decor.

 

Sobre a Paulo Veloso Arquitetura

Carregando como sua marca a visão da arquitetura como essência cultural, o escritório Paulo Veloso Arquitetura desenvolve projetos residenciais, comerciais e institucionais de design de interiores e urbanismo em todo o Brasil e também em outros países, como Angola.

Entre os trabalhos mais conhecidos da empresa, que assina diversas unidades da rede de lojas Renner, estão o Gungaporanga Hotel e a pousada Samba Pa Ti (ambos em Alagoas); o retrofit do Centro Empresarial Elpídio Martins/Engefrio (Recife) e restaurantes reconhecidos em todo o Nordeste por sua carga autoral, como o Chiwake e o Chicama, no Recife, e o Wanchako, em Maceió.

O escritório é liderado pelo arquiteto recifense Paulo Veloso, que atua no mercado desde 1994. Veloso tem uma abordagem bastante particular, que imprime aos projetos de seu escritório, mas dialoga com referências de grandes nomes do setor no Brasil e internacionais.

 

Serviço

Bangalô da Praia

Projeto: Paulo Veloso Arquitetura

Onde: RioMar Casa (piso L3), na Varanda da Hotelaria

Endereço: Riomar Recife, av. República do Líbano, 251, Pina, Recife

Quando: 26/8 a 26/9

Obs: consulte os horários de funcionamento do shopping, que variam em finais de semana e feriados

 

Ficha técnica

Ambiente: bangalô com sala de estar, varanda, quarto e banheiro integrados

Área: 36m²

Estilo: sofisticado/rústico

Principais materiais: madeira de reflorestamento (eucalipto tratado em autoclave), casca de árvore, corda e tintas à base de água, incluindo pintura com casca de marisco

Paleta de cores: neutra, com predominância de tons de marrom e areia e tonalidades de verde

Parceiros: Tintas Iquine, Armony Esquadrias, Vivix Vidros Planos, Villa Garden Paisagismo, Ynove Drywall, Greenwood Parques, Arbor Cortinas e Persianas, Fino Acabamento (revestimentos), Bem Decor (estofados e rodapé em PET reciclado), Tidelli (móveis), Trousseau (enxoval), Riolax (banheiras), Rubinettos (metais), Light Design (iluminação), Zafiro (tecnologia) e RM Engenharia (montagem)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *