DestaqueSaúde

Prévias de Carnaval causam grande procura de urgências oftalmológicas

O Carnaval ainda não começou, mas as prévias que agitam a Região Metropolitana do Recife já estão a todo vapor. Apesar da alegria na folia, um problema movimentou as urgências oftalmológicas neste fim de semana. Pomadas utilizadas para penteados nas festas, em contato com os olhos, têm causado grandes dores no órgão.

“Foram registradas muitas lesões na córnea, com a necessidade de uso de medicações analgésicas, de alto potencial, além do uso de lentes de contato, para proteger da dor. Na oftalmologia, a gente utiliza esse recurso para diminuir a dor de alguns pacientes que têm lesão de córnea. Ao longo do fim de semana, várias urgências relataram essas ocorrências, em hospitais privados ou UPAs. Fica o alerta. São diversas marcas de pomada, então é bom se ligar nesse aspecto”, alertou a oftalmologia Ana Catarina Medeiros, do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV).

Especialistas reforçam que, para os penteados, devem ser utilizados gel sem álcool e gelatina sem álcool. A Anvisa proibiu, recentemente, algumas pomadas modeladoras de cabelo causadoras de efeitos adversos graves, como queimaduras nos olhos e cegueira. Dezenas de produtos foram alvos de ações da agência.

As pomadas modeladoras têm sido utilizadas para penteados, principalmente em tranças, e são mais usadas em cabelos crespos e cacheados para trazer definição. Os produtos costumam fazer sucesso por deixar o cabelo mais consistente e fácil de modelar. Porém, em contato com a água, ele “derrete” e, ao tocar nos olhos, causa o problema.

As seguintes marcas estão proibidas: Pomada Braids Hair, Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos, Pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic, Rosa Hair – Pomada Modeladora – Mega Fixação 150G, Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher, Pomada Black – Essenza Hair e Pomada Modeladora para Tranças Boxbraidas (Fixa Liss). Todos têm a função de modular os cabelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *