Notícias

Projeto Sertão Sem Nó lança séries sobre contos folclóricos e poesia feminina sertaneja

O projeto cultural Sertão Sem Nó lança, entre 24 de novembro e 18 de dezembro de 2025, duas séries originais em formato ampliado e definitivo no feed de seu podcast homônimo: “Histórias de Cabeceiras” e “Poetisas do Pajeú”. As produções, veiculadas pela Rádio Frei Caneca FM no primeiro semestre de 2025, chegam às plataformas de áudio em versões completas, com textos integrais transcritos, descrições dos blocos como recurso de acessibilidade e uma nova etapa de circulação nacional e internacional. Os episódios estreiam sempre às 4h da manhã, começando pelos programas de “Poetisas do Pajeú”.

Ao todo, serão 24 episódios, sendo 12 de Histórias de Cabeceiras e 12 de Poetisas do Pajeú, publicados diariamente. As duas séries integram o ecossistema criativo do Sertão Sem Nó, projeto idealizado pelo jornalista e cineasta pernambucano Jefferson Sousa e dedicado à preservação e difusão das culturas populares dos sertões nordestinos em múltiplas linguagens, como podcasts documentais, filmes, jogos digitais, animações, pesquisas, oficinas e ações formativas.

Acumulando dezenas de prêmios e reconhecimentos nas áreas de cultura, memória e audiovisual, entre os quais o 10º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho, ofertado pelo Governo de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e o Best Screenplay do Viva Film Festival 2019, na Bósnia, o Sertão Sem Nó reúne também atuações e uso de seus conteúdos em escolas, universidades, rádios públicas e eventos culturais de mais de 20 países, consolidando-se como um dos mais importantes projetos contemporâneos de salvaguarda da cultura popular nordestina.

A chegada das séries na íntegra às plataformas de áudio por streaming amplia o acesso às narrativas, aproximando-as ainda mais de ambientes educacionais, familiares, acadêmicos, rádios e demais manifestações comunitárias de comunicação, além, é claro, de ouvintes de todas as regiões do Brasil.

Histórias de Cabeceiras

A série reúne 48 contos populares infantis em 12 episódios, criados, escritos, produzidos, narrados e editados por Jefferson Sousa, com narração complementar da jornalista Vivi Maria. Cada programa apresenta quatro narrativas seguidas por um bloco de contextualização histórica que revela origens geográficas, literárias e folclóricas, além dos caminhos de circulação oral que levaram essas histórias aos sertões do Nordeste.

“Histórias de Cabeceiras” nasce do projeto “Contos Populares Infantis: Tradição e Diversã”o e se baseia em estudos e recolhas feitas por autores como Luís da Câmara Cascudo, Sílvio Romero, Teófilo Braga, Consiglieri Pedroso, João da Silva Campos, Lindolfo Gomes, Adolfo Coelho e Aurélio Espinosa. Entre as histórias estão: Couro de Piolho, A Princesa Sisuda, A Festa no Céu, A Princesa de Bambuluá, Bicho de Palha, A Princesa Serpente, O Papagaio Real e outras narrativas de raízes ibéricas e nordestinas.

Com linguagem oral, clima intimista e ambientação sonora centrada na voz, o programa preserva o ambiente das histórias contadas nas cabeceiras das camas, nos quintais e nos alpendres do sertão, ao mesmo tempo em que dialoga com formatos contemporâneos de podcast. Cada episódio mantém compromisso com acessibilidade, pesquisa e uso pedagógico, servindo como material de referência para famílias, professores, bibliotecas e projetos educativos.

Poetisas do Pajeú

Dirigida, roteirizada, produzida e apresentada por Vivi Maria, com edição e co-produção de Jefferson Sousa, a série traz entrevistas profundas com 12 mulheres que fazem da poesia sua forma de existência e resistência no Sertão do Pajeú. Com cerca de uma hora por episódio, o programa reúne memórias, afetos, processos criativos e reflexões sobre temas como identidade, gênero, território, maternidade, educação, ancestralidade e música.

Participam da série Maria Farias, Elenilda Amaral, Erivoneide Amaral, Isabelly Moreira (Belinha), Verônica Sobral, Dayane Rocha, Jéssica Caitano, Francisca Araújo, Monique D’Angelo, Milene Augusto, Izabela Ferreira e Thyelle Dias.

Os episódios incluem declamações inéditas e conversas que registram trajetórias individuais e coletivas, formando um documento sonoro sobre a presença feminina na poesia do Pajeú. A condução de Vivi Maria, poetisa, jornalista cultural, glosadora e pesquisadora da tradição oral, reforça a dimensão afetiva, política e territorial das entrevistas. As transcrições integrais dos episódios ampliam a acessibilidade e o alcance para estudos, pesquisas e usos educativos.

Um projeto raiz: feito no território e para o território

As duas séries foram produzidas integralmente no Sertão do Pajeú, em home studios nos municípios de Itapetim e São José do Egito, a partir de uma perspectiva territorial, não apenas sobre o sertão, mas a partir dele. Essa abordagem fortalece a economia criativa local e reafirma a importância de narrativas produzidas por quem vive o território e seus modos de vida.

O lançamento amplia o diálogo com famílias e crianças, escolas, professores, bibliotecas e clubes de leitura, pesquisadores de cultura popular, folclore e tradição oral, coletivos culturais, grupos de poesia, rádios públicas e ouvintes interessados em cultura, memória, educação e documentários sonoros.

Acessibilidade e preservação

Todos os episódios contam com transcrições completas e textos organizados dos blocos, além de material compatível com leitores de tela. O conteúdo também pode ser utilizado como base para projetos educativos, acadêmicos e jornalísticos. As séries reforçam o compromisso do Sertão Sem Nó com a inclusão e o registro permanente das narrativas do sertão.

Sobre o Sertão Sem Nó

Criado por Jefferson Sousa, o Sertão Sem Nó é um projeto multidisciplinar dedicado à preservação e à difusão da cultura popular dos sertões nordestinos, reunindo produções sonoras, audiovisuais, educativas e de pesquisa. Seus conteúdos circulam em escolas, universidades, rádios públicas e eventos culturais dentro e fora do Brasil, compondo um universo criativo que integra documentários, podcasts, jogos digitais, animações e ações formativas.

Sobre os criadores

Jefferson Sousa é jornalista, cineasta, mestre em Letras, podcaster e programador de jogos. Além de vencedor dos já citados prêmios, possui trajetória em jornalismo cultural, criou o jogo educativo “Pajeú Encantado”, dirigiu a “Trilogia dos Poetas Analfabetos” e desenvolve projetos utilizados em contextos educativos e culturais no Brasil e no exterior. No lançamento atual, cria, escreve, narra, produz e edita “Histórias de Cabeceiras” e assina a edição e co-produção de “Poetisas do Pajeú”.

Vivi Maria é poetisa, jornalista cultural, pesquisadora da tradição oral e a primeira mulher de São José do Egito a ocupar mesas de glosa como glosadora. Atua com locução, podcast, produção cultural e acessibilidade textual e sonora. Dirige, apresenta e roteiriza “Poetisas do Pajeú” e participa como narradora em “Histórias de Cabeceiras”, integrando ao projeto seu olhar ético, afetivo e territorial.

Disponibilidade

As séries “Histórias de Cabeceiras” e “Poetisas do Pajeú” estarão disponíveis gratuitamente nas principais plataformas de áudio a partir de 24 de novembro de 2025, com publicação diária até 18 de dezembro de 2025, sempre às 4h da manhã, no podcast Sertão Sem Nó.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading