Revista F(R)ICÇÕES lança novas edições com ensaios, podcasts e vídeos
A Revista F(r)icções, projeto idealizado pelo realizador, pesquisador e educador Márcio Andrade, apresenta seus novos números, com dossiês multimídia voltados para as investigações das relações entre as escritas de si e o cinema. Com ensaios escritos, podcasts e vídeos-ensaios, as edições contam com colaborações de artistas, realizadores, críticos e pesquisadores de diferentes partes do Brasil. O projeto conta com ações de acessibilidade comunicacional e o acesso ao primeiro número está disponível gratuitamente no site www.friccoes.com.
Dando continuidade ao fomento das produções, reflexões e estudos sobre as escritas de si e suas possibilidades de experimentação nas linguagens artísticas, tendo como principal atravessamento o audiovisual, a Revista F(r)icções abre espaço a diferentes formas de expressão. Esse interesse por publicações que aliam textos escritos, podcasts e vídeo-ensaios, inclusive, já se tornou uma caraterística seminal do projeto, visto que, em agosto deste ano, aconteceu o lançamento do livro Imagens de uma busca de si, que se trata de uma coletânea que também envolve estes distintos formatos.
O primeiro número, já disponível na aba “atual” dos dossiês, foi intitulado “Do Familiar em Retrato às Derivas do Mundo”, conta com os ensaios “O Autorretrato da Garotinha Moleque Macho”, de Ianca Santos de Oliveira, e “Eu sou Atlântica – Mulheres negras dissidentes e suas fabulações nos Cinemas Negros Queer”, de Thaís Vieira Costa.
Também neste número inaugural, serão apresentados um vídeo-ensaio, intitulado “O mar e a matéria do tempo em Guaxuma”, e dois podcasts de entrevista. São eles: “Do familiar ao obsceno – Alfabeto Sexual entre a autoficção a imagem pornográfica”, com o ator e cineasta André Medeiros Martins, de São Paulo, e “Uma casa, um mundo – Berliner, McElwee e Mekas e olhar micro-histórico sobre o documentário autobiográfico”, com o pesquisador espanhol Efrén Cuevas.
Nos próximos três números da revista, aparecerão ensaios dos pesquisadores Paula Fernandes Silva, Julia Alimonda, Gisele Rypchinski Martins/Vênus de Marte, Henrique Falcão, Flávio Rodrigues Oliveira e Priscila Smiths. Os podcasts, por sua vez, apresentarão entrevistas com realizadores e pesquisadores como Marcelo Pedroso, Susanna Lira, Lucas H. Rossi, Carla Italiano, Rafael Corrêa e Rúbia Mércia. Além disso, os vídeos-ensaios apresentarão análises de curtas pernambucanos, como “Quando a noite ainda não existia”, de Gabriel Coêlho, “Sonho em Ruínas”, de Priscila Nascimento, e “O durião proibido”, de Txai Ferraz.
“Nesta nova proposta da Fricções e a relação com a pesquisa em escritas de si, a gente continua trabalhando com propostas muito diversas, tanto de pessoas que pesquisam e realizam obras autoficcionais e autobiográficas no cinema pernambucano e também brasileiro, como também recortes e estilos múltiplos. Na maior parte, são pessoas no início da vida acadêmica, o que deixa os textos muito frescos, reflexões que ainda estão nesse lugar mais aberto de um pensamento em construção. Há textos sobre curtas-metragens pernambucanos, brasileiros também, pessoas de áreas bastante distintas, pensando no campo da performance, das artes visuais, do cinema, da música, produções transmidiáticas etc. A gente acredita que, nessa diversidade, as propostas que vão ser publicadas dialogam e, ao mesmo tempo, atritam muito com os outros conteúdos, o que é muito rico”, pontua Márcio Andrade.
Além dos dossiês, os lançamentos serão transmitidos online, com rodas de conversas nas quais Márcio Andrade e convidados se debruçarão em torno das temáticas abordadas nos dossiês. As datas dessas atividades, assim como as de apresentação dos novos números da Revista F(r)icções, serão divulgadas com antecedência nas redes sociais do projeto (@fric.coes) e no site www.friccoes.com. Todo o conteúdo é gratuito.
Acessibilidade:
Os dossiês e as lives contarão com ações de acessibilidade comunicacional, com o intuito de garantir o acesso a pessoas com deficiência. O site em que estarão hospedados os ensaios textuais conterá plug-ins para realizar a leitura de tela para pessoas cegas e/ou com baixa visão. Além disso, as imagens também contarão com legendas descritivas e os podcasts poderão ser consumidos nas versões transcritas dos programas. Os vídeo-ensaios terão Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e as lives serão sempre acompanhadas de interpretação em LIBRAS.
Sobre a Revista F(r)icções:
A Revista F(r)icções é uma plataforma digital de crítica, pesquisa e experimentação sobre cinema e audiovisual. Idealizada e coordenada por Márcio Andrade, a iniciativa integra o conjunto de ações do Combo Multimídia voltadas para o tema. Nos últimos anos, Márcio vem desenvolvendo pesquisas, oficinas, curadorias e produções que aproximam artistas, realizadores e pesquisadores de diferentes regiões do país.
Dessa articulação nasceram diferentes iniciativas, entre elas o livro multimídia “Imagens de uma busca de si”, lançado recentemente. A publicação, que reúne artigos e outros conteúdos sobre as escritas de si na arte, marcou uma nova etapa dessa pesquisa, agora ampliada pela revista F(r)icções como espaço de difusão, criação e pensamento crítico
A Revista F(r)icções é uma realização do Combo Multimídia, com incentivo da Lei Paulo Gustavo Recife.
Serviço:
Lançamento da Revista F(r)icções
Primeiro dossiê: 1º de dezembro de 2025
Disponível gratuitamente no site www.friccoes.com
Datas de lançamentos dos demais números: conferir através das redes sociais (@fric.coes)
Dúvidas e informações: @fric.coes (Instagram) | projetofriccoes@gmail.com | multimidiascombo@gmail.com
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

