Notícias

Semana de Pesquisa alia ciência e educação para buscar soluções à comunidade

Workshops, palestras gratuitas e apresentação de mais de 80 produções científicas vão movimentar, esta semana, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira. São pesquisas e atividades de extensão, desenvolvidas por alunos e professores da instituição de ensino, envolvendo diversos assuntos. Entre eles, violência doméstica, sexualidade, inovação, assistência jurídica e temas relacionados à saúde. A 2ª Semana de Pesquisa (SEMPESq) começa nesta segunda (03/11) e vai até sexta (07/11), no campo da instituição de ensino, na Imbiribeira, ao lado do Geraldão.

Um talk show nesta segunda (03) vai abrir o evento, que terá como tema “Ciência Aberta, Cidadania Ativa e Cidades Sustentáveis”. A temática será abordada às 19h30 pela pesquisadora Cristine Gusmão, que também é engenheira elétrica de formação, com mestrado e doutorado em Ciência da Computação. Ela atua como professora associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com ênfase em inovação educacional e tecnologias aplicadas à saúde e à aprendizagem.

Ao longo da semana haverá apresentação de trabalhos. Na terça-feira e na quarta-feira, haverá oficinas e workshops gratuitos e abertos ao público, na área de tecnologia, com os temas: “IA para o Mercado de Trabalho”; “Scrum – Metodologia Aplicada no Desenvolvimento de Software”; “Linguagem Go”; e “Pentest Web na Prática”.

Experiências
Já na quinta (06/11), serão apresentados pitchs de experiências extensionistas e de iniciação científica nas áreas de Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Tecnologia, além de um debate sobre saúde mental e uma roda de conversa sobre a importância de um núcleo de inovação no ensino superior. “A ciência e a academia andam de mãos dadas para resolver problemas e buscar soluções para a comunidade”, pontua Mário Gouveia, coordenador de pesquisa e extensão da Unit-PE.

Relatos
Ainda na quinta, haverá apresentação de relatos parciais de iniciação científica, em desenvolvimento desde o primeiro semestre. Entre eles, estão pesquisas sobre temas como “Padrão de Trauma Bucomaxilofacial em Mulheres Vítimas de Violência Doméstica: Impacto na Identificação e Notificação dos Casos na Rede Pública de Saúde da Região Metropolitana de Recife”; “A Visão das Mulheres Sáficas frente ao Atendimento da Equipe de Enfermagem”; “Potencial e Desafios da Inteligência Artificial na Assistência Jurídica Municipal: Um Estudo de Caso no Município de Sirinhaém, Pernambuco”.

Outros temas envolvem: “OXITECH: Desenvolvimento de Aplicativo para Monitoramento e Controle do Consumo de Oxigênio Medicinal com Python”; “Acesso ao Pré-Natal Odontológico na Atenção Primária: Barreiras, Facilitadores e Efetividade dos Protocolos Clínicos para Gestantes”; “Comunicação entre enfermeiros e crianças com TEA: percepções e experiências das mães no contexto hospitalar”, “Transmissões familiares: O que carregamos daqueles que nos antecedem”; e “Detecção do Câncer Oral com a Inteligência Artificial”.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading