Sesc realiza o 5º Festival de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste, em Arcoverde
Arcoverde se prepara para mostrar o que há de melhor em termos de cultura, gastronomia e empreendedorismo produzidos na cidade, tendo como principal elemento o samba de coco. De 6 a 9 de novembro, o Sesc realiza o 5º Festival de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste, uma ação do HUB PE Criativo que este ano tem como correalizadores os grupos de coco Fulô do Barro, Erêmin, Quebra Coco Aliança, D’Malandro, En’cantos de Coco, Irmãs Lopes, Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Pisada Segura e Trupé de Arcoverde.
“A economia criativa de Arcoverde é uma das mais ricas de Pernambuco e uma das missões do Sesc é contribuir com o fortalecimento da cadeia produtiva que gera emprego, renda e visibilidade para a cidade. Temos certeza de que o festival é mais um instrumento de propagação das riquezas do município, principalmente por contarmos com os grupos de coco como os grandes parceiros dessa iniciativa”, afirma Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac – PE.
Este ano, o festival traz grandes nomes da música brasileira para apresentações no Palco Conexões, que será montado no Largo do Cecora. Na sexta (7), a atração é o cantor Toni Garrido, vocalista da banda Cidade Negra. No sábado (8), tem a presença de Rachel Reias com sua Divina Tour. Já no domingo (9), o público curte uma das principais bandas de forró do Nordeste: Limão com Mel. A programação é gratuita e está disponível no site oficial do festival (https://festivaldeeconomiacriativa.sescpe.com.br/ ).
Tudo começa na quinta (6), às 17h, com um cortejo cultural, saindo da Estação da Cultura em direção ao Sesc Arcoverde. Já na unidade, a Banda de Pífanos São Sebastião recepciona o público. Às 18h, no Teatro Geraldo Barros, a cerimônia oficial de abertura será com uma homenagem ao professor Antônio Inocêncio de Lima, arcoverdense que por anos se dedicou integralmente ao Sesc Pernambuco. Ainda na solenidade, serão apresentados os participantes da Cena Gastrô – Sabores que Contam Histórias, um projeto que oferece em restaurantes, lanchonetes, bares e cafeterias pratos feitos com ingredientes que têm identificação com as tradições nordestinas.
Às 20h, no Salão de Festas do Sesc, acontece o lançamento do álbum “Na Batida do Surdo e no Balanço do Ganzá”, uma realização do Selo Sesc Pernambuco, negócio social do Centro de Difusão e Realizações Musicais (CDRM) do Sesc Casa Amarela, que reúne, em oito faixas, o ritmo dos sambas de coco Raízes de Arcoverde, Irmãs Lopes, Quebra Coco Aliança, Trupé de Arcoverde, Erêmin, Coco d’Malandro, Fulô do Barro e Pisada Segura. Este primeiro álbum do Selo Sesc tem direção musical do produtor e compositor Maciel Salú.
A noite se encerra, ainda no Salão de Festas, com o projeto Conexões, em que há um intercâmbio entre grupos de coco de Arcoverde e de outras cidades pernambucanas. Neste primeiro show, o En’Cantos de Coco convida o Coco do Rosário, de Jaboatão dos Guararapes.
Polos – O 5º Festival de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste tem suas atividades descentralizadas, ocorrendo em pontos de Arcoverde: Sesc, Praça Winston Siqueira e Largo do Cecora. No Sesc, serão realizados o projeto Saberes e Vivências – Nas Giras do Coco, com o tema “Mesmo chão e muitas pisadas”, tendo a participação do Coco do Rosário e grupos de samba de coco de Arcoverde e mediação de Amanda Lopes e o lançamento do Livro “Mundo Livre S/A 4.0 – Do Punk ao Mangue”, de Pedro de Luna.
A unidade promove ainda o lançamento do Edital Inova Cultura da Sudene, em parceria com o Ministério da Cultura – MinC, o Papo Criativo “Mercado da Cultura e Cultura Popular”, com mediação de Rudimar Constâncio, e a Rodada de Negócios, na qual realizadores de economia criativa apresentam seus projetos a um grupo de investidores, sob mediação de Rayssa Soares.
A Praça Winston Siqueira vai receber a maior parte das atividades. Na Feira Giro Criativo, artesãos, entidades que comercializam produtos artesanais e designers de artigos e produtos que utilizam ou são inspirados por elementos da identidade cultural nordestina vão expor suas peças, com apresentações culturais das bandas de pífanos Santa Luzia e Senhores da Terra. A carreta BiblioSesc estará aberta para consulta de livros e visitação e vai realizar as contação de histórias “Cordel Animado” com Mari Bigio e Mila Bigio, “Histórias da Caixola”, com Stephany Metódio, e “Histórias Encantadas do Portal do Sertão”, com Roosevelt Neto e a Tropa do Balacobaco. No espaço também haverá lançamento dos livros “A Lucidez das Mulheres Loucas”, de Juliana Aguiar, e “A Verdadeira História da Família Calixto”, pelo Mestre Assis Calixto.
A praça recebe a exposição “Cartaz em Intervenção”, do artista Fito Araújo, e o Desfile Veste Cena, no qual produtores de moda autoral apresentam suas coleções ao público. Ainda na Winston Siqueira, será montada a Arena Criativa, com diversos brinquedos para as crianças, e serão realizados cortejos culturais com Coco das Irmãs Lopes, Samba de Coco Trupé de Arcoverde, Quebra Coco Aliança e o grupo Pesqueira é Bem Ali.
No Palco Memórias, apresentações de Alexandre Rodrigues e Trio Kaeté, Coco das Irmãs Lopes, Samba de Coco Trupé de Arcoverde, Coco Raízes de Arcoverde e o convidado Mestre Zezinho de Casa Amarela, Leyde do Banjo e as Mari’s do Samba, Andynho Cantor, Cacau & Lulu e o Manguebitinho, Coco Erêmin e, no encerramento, o Dj Duart.
Já no Palco Conexões, no Largo do Cecora, além de Toni Garrido, Rachel Reis e Limão com Mel, o público vai curtir as apresentações do Coco Fulô do Barro e a convidada Renata Rosa, o Quebra Coco Aliança com o Mestre Barrão, Stenio Neves, a Divina Tour de Rachel Reis, Arcoverde Encanto e o MAMA – Movimento Arcoverdense de Música Autoral, Coco Pisada Segura e Bongar e o Coco de Malandro com Marrom Brasileiro. Antes de cada show, acontece a intervenção artística Vídeo Mapping, com projeção de lasers alusivos ao festival.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
Serviço: 5º Festival de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste
Realização: Sesc Arcoverde e os grupos de coco Fulô do Barro, Erêmin, Quebra Coco Aliança, D’Malandro, En’cantos de Coco, Irmãs Lopes, Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Pisada Segura e Trupé de Arcoverde
Data: de 6 a 9 de novembro, em Arcoverde
Programação disponível em https://festivaldeeconomiacriativa.sescpe.com.br/
Informações: (87) 3822-2901 (Whatsapp)
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

