Suape conquista a mais alta honraria do Selo Pró-Clima 2025
O Complexo Industrial Portuário de Suape foi reconhecido pela Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP) com o Selo Pró-Clima 2025, na categoria Diamante, o mais alto nível da premiação. A honraria destaca portos e empresas que lideram iniciativas voltadas à redução de emissões e à transição para uma economia de baixo carbono. A cerimônia ocorreu durante a abertura do 2º Encontro da ABDP, em São Luís (MA), quarta-feira (8) à noite. O evento, que se encerra nesta sexta (10), reúne autoridades, executivos e representantes do setor portuário nacional.
Nesta edição, foram avaliados projetos relacionados à gestão de emissões de gases de efeito estufa, inovação tecnológica e ações de descarbonização em portos brasileiros. Para o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, a conquista do Selo Pró-Clima é um marco no novo ciclo de desenvolvimento do complexo. “Esse reconhecimento traduz o esforço da nossa equipe e dos parceiros em colocar Suape na vanguarda da sustentabilidade portuária. Investir em práticas de descarbonização é investir no futuro do setor e na responsabilidade ambiental que o mundo exige”, destacou o gestor.
O coordenador de Assistência Social e Gestão Fundiária de Suape, Paulo Teixeira, representou a estatal no evento, incluindo a solenidade de entrega da premiação. “Com essa premiação, Suape reafirma seu compromisso com a agenda climática nacional, consolidando-se como um porto competitivo e alinhado às diretrizes de desenvolvimento sustentável”, ressaltou. À tarde, ele participou do painel “Mudanças Climáticas e Planejamento Estratégico, incluindo a Descarbonização no Plano de Negócios e PDZ (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento)”.
A primeira edição do evento ocorreu em 18 de setembro de 2024, no auditório da estatal pernambucana, ocasião em que Suape foi agraciado com a categoria ouro. A Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos tem como missão promover a transição energética e disseminar boas práticas no setor portuário brasileiro. Na edição deste ano, outros 14 portos brasileiros receberam a honraria nas várias categorias do prêmio (diamante, ouro, prata e verde).