DestaqueNotícias

Taiguara Borges lança samba reverenciando a luta da classe artística e evoca o enfrentamento ao preconceito no segmento


Criminoso, o primeiro single do artista em 2024, é assinado por Claudemir Rastafari, Cauique Façanha e Rodrigo Leite, tríade que assina sambas que são verdadeiros hits como ‘Pé na Areia’ e ‘Clareou’, entre outros

A luta do segmento musical é antiga e ainda persiste. Apesar das novas auroras, a classe ainda sofre com desvalorização e, muitas vezes, com o preconceito inerente aos saberes e fazeres do nicho artístico e musical. Essas são as premissas que norteiam “Criminoso”, composição de Taiguara Borges que desembarca em todas as plataformas digitais nesta sexta (28). Para acompanhar o mais novo single do artista, o lançamento contará com um videoclipe oficial, que estará disponível a partir do sábado (29) em seu canal oficial no Youtube (https://www.youtube.com/@taiguaraborges1632).

“Criminoso” ganhou vida através da imaginação dos compositores Claudemir, Cauique Façanha e Rodrigo Leite, responsáveis por grandes composições, como “Me Abraça”, “Meu Instinto”, “Pé Na Areia”, “Clareou”, entre outros hits do samba nacional já gravados por nomes como Diogo Nogueira e Xande de Pilares, além de Ferrugem e do próprio Taiguara Borges. A faixa, que passou meses em um laboratório de arranjos, interpretação e sons, nasce como um mantra para os profissionais do ramo musical e chama a atenção, em forma de grito agudo, para a importância do segmento, além do enfrentamento ao preconceito e aos estigmas que acompanham as trajetórias artísticas.

“Na verdade, é um protesto contra o preconceito de pessoas contra a profissão que orbita em torno de musicistas, cantores, percussionistas e todos os demais profissionais da cadeia artístico-musical. Nós, sambistas, carregamos um peso maior desde o nascimento do samba, pois manifestação oriunda dos terreiros, preta e periférica, nasce e se desenvolve como símbolo de resistência através das gerações. Seu local de fala resiste e persiste até hoje propondo uma eterna mudança de paradigmas e, ironicamente, é o gênero musical mundialmente conhecido como o embaixador-mor da sonoridade brasileira”, ressalta Taiguara Borges, para quem o samba também tem a missão de promover a confraternização e a alegria, além de ser um importante segmento econômico criativo e fonte de renda para uma miríade de brasileiros e brasileiras que militam pelo samba.

Sobre Taiguara:
Taiguara Borges Paulino nasceu no Recife, em 1989. Influenciado por seu pai, Elias Paulino, sambista e fundador do tradicional Grupo Terra, Taiguara iniciou sua jornada musical desde muito jovem. Este caminho permitiu sua imersão na música, especialmente no samba pernambucano.

Em 2017, Taiguara embarcou em sua carreira solo, lançando seu primeiro disco, intitulado “Compositor de Sonhos”, que contém oito faixas. Inicialmente, o álbum tinha como objetivo atrair outros artistas para gravar suas composições. Contudo, o trabalho foi bem recebido pelo público. Um ano após o lançamento de sua carreira solo, o artista gravou seu primeiro acústico no canal de Leandro Brito, o maior espaço de conteúdo de samba e pagode no YouTube.

Outra iniciativa do pernambucano é o projeto Som da Laje, no qual Taiguara recebe artistas de todos os ritmos para gravar videoclipes em sua laje, com vista privilegiada da cidade do Recife. A laje já recebeu artistas como Nene Brown, Grupo Terra, Rodrigo Leite e Loma e as Gêmeas, além de projetos do próprio artista. Em março de 2022, Taiguara Borges gravou seu primeiro DVD solo, intitulado “Samba do Chefe”, com cinco músicas inéditas e os principais sucessos do cantor. O projeto já está disponível nas plataformas musicais. Desde então, o cantor tem se consolidado como um dos grandes representantes do samba do Nordeste, mantendo viva a tradição e o espírito deste ritmo tão querido.

Serviço:
Lançamento do single Criminoso
Quando? Sexta-feira (28), em todas as plataformas digitais
Videoclipe oficial
Quando? Sábado (29), no Youtube, canal oficial do cantor – https://www.youtube.com/@taiguaraborges1632
Canais Oficiais
@taiguaraborges
@producaotaiguara
@somdalajeprodutora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *