Notícias

Talento e criatividade: jovens na Funase assinam a decoração de Natal da Casa da Cultura

A Casa da Cultura de PE realizou, na última quinta-feira(12), a entrega de certificados a duas socioeducandas na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) como forma de reconhecimento pela produção e criação da decoração natalina do espaço cultural. Foi a primeira vez que jovens atendidas pela instituição participaram diretamente da concepção artística da ornamentação, que já está aberta ao público e pode ser apreciada por visitantes.

O Eixo Cultura da Funase, coordenado por Karina Souza, foi responsável pela articulação com a Casa da Cultura e proporcionou às jovens a oportunidade de explorar suas habilidades criativas e desenvolver um projeto significativo. A iniciativa não apenas valorizou o talento das socioeducandas, mas também reforçou o papel transformador da arte no processo de ressocialização, integrando-as a uma ação cultural de grande visibilidade e impacto social.

Lila Schnaider, gestora da Casa da Cultura de PE, ressaltou: “foi ótimo ter esse apoio das integrantes da Case Santa Luzia para a produção da decoração de Natal da Casa da Cultura. Primeiro fizemos uma reunião e pensamos juntos no que podia ser feito e, na sequência, elas desenvolveram e colocaram a mão na massa. Ao mesmo tempo que cooperaram conosco, nós proporcionamos a oportunidade para mostrar o potencial da arte delas. Essa contrapartida social faz parte da nossa vocação: estimular a arte e a criatividade relacionadas à cultura popular. Ficamos felizes em iniciar essa parceria, que seja a primeira de muitas.”

Já a arte educadora do Case Santa Luzia, Eunice Lima, conhecida como Santinha, que orientou as jovens no processo de produção da decoração natalina, revelou que “o objetivo é desenvolver habilidades nas meninas que chegam até nós. Muitas vezes, elas vêm sem motivação, não querem nada, chegam de um jeito, mas, com o trabalho diário, vão se transformando. Algumas alcançam um patamar incrível, como o de L.R. e N.L. Criatividade, participação, comportamento… tudo isso contribui para o desenvolvimento delas e para que estejam aqui hoje, com seus trabalhos sendo reconhecidos”.

O fruto do trabalho das jovens resultou em uma decoração que se estende do mirante da entrada aos corredores da Casa da Cultura, destacando o artesanato como tema central. Com peças produzidas majoritariamente a partir de materiais recicláveis, a ornamentação combina sustentabilidade e criatividade, criando, assim, um clima natalino repleto repleto de encanto, significado e originalidade, capaz de envolver e inspirar os visitantes.

Para as jovens, este reconhecimento da Casa da Cultura simboliza um importante passo na valorização de suas habilidades e talentos. Segundo N.L., de 18 anos, “decorar a Casa da Cultura foi algo muito importante. Mesmo com todo o cansaço e os desafios, especialmente com essas bolas, o resultado saiu. Ficou muito bem planejado, e a Casa da Cultura tá linda, maravilhosa. É bom estar aqui e ver que nosso trabalho não foi em vão, e que nosso esforço também valeu a pena”.

Entre tantas emoções vividas nesta tarde, o jovem L.R., de 17 anos, expressou seu entusiasmo ao vivenciar pela primeira vez o impacto de um trabalho coletivo apresentado ao público: “decorar a Casa da Cultura foi uma experiência muito grande, porque eu nunca tinha passado por isso na minha vida. Teve muitas dificuldades, foi difícil, às vezes, chegava a ser chato! Mas deu tudo certo, né? A Casa da Cultura tá linda. É gratificante pra gente ver o trabalho que a gente fez”.

A entrega dos certificados foi celebrada pela equipe da Funase como um momento de motivação e reconhecimento dos esforços dentro do processo de ressocialização. A instituição acredita que ações artísticas e culturais podem, sim, ajudar no processo de reconstrução de histórias de vida, bem como fortalecer a autoestima, desenvolver habilidades socioemocionais e proporcionar novas perspectivas para o futuro das jovens.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading