Zeze Polessa em NARA, espetáculo escrito e dirigido por Miguel Falabella, em homenagem à cantora Nara Leão
Após temporada de sucesso no Rio de Janeiro, a montagem circula por seis capitais, chegando ao Recife para sessões de 18 a 21 de julho, no Teatro Luiz Mendonça. O espetáculo reúne clássicos imortalizados na voz da cantora, como ‘A Banda’ e ‘Diz Que Fui Por Aí”
Nara Leão (1942-1989) é um nome incontornável para se entender a música, a cultura e a sociedade brasileira dos anos 60, 70 e 80. Suas atitudes pioneiras e revolucionárias se refletem em um repertório absolutamente singular e marcam uma trajetória que reverbera mesmo após três décadas e meia de sua partida. O espetáculo ‘Nara’ é fruto do arrebatamento causado pela cantora em Zeze Polessa, que partilhou o desejo de revivê-la nos palcos tendo ao seu lado, na autoria e direção do espetáculo, o amigo Miguel Falabella, parceiro em uma série de projetos teatrais desde 1979. A montagem e a circulação do projeto contam com o patrocínio exclusivo da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A estreia foi no Rio de Janeiro, onde a montagem cumpriu temporada de sucesso no início deste ano. Agora, ‘Nara’ segue turnê por sete capitais, chegando ao Recife para quatro sessões no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), de 18 a 21 de julho. Os ingressos, a partir de R$ 15, já estão à venda através da plataforma Sympla.
Zeze Polessa cresceu ouvindo e acompanhando a carreira de Nara através dos discos e os muitos sucessos tocados nas rádios. Durante a pandemia, ela começou a ler uma biografia da cantora e – a partir de então – enfileirou uma série de entrevistas e livros sobre o período, quando, intuitivamente, começou ali a fazer uma pesquisa daquela que seria a sua próxima personagem.
Ao falar sobre a vontade de interpretar Nara, em uma conversa informal com Miguel Falabella, ele na mesma hora avisou que criaria o texto do espetáculo e, após uma semana juntos, ainda no período pandêmico, a primeira versão da obra começava a ganhar forma.
Momentos e canções
No espetáculo, Nara aparece como se estivesse vindo de algum lugar do futuro – ou do passado – para compartilhar com o público algumas lembranças e reflexões. Através de um grande fluxo de consciência, o texto relembra momentos e canções da cantora sem preocupação com cronologias, datas ou qualquer outra formalidade, bem no estilo Nara, uma intérprete que sempre foi ‘fora da caixa’, quando esta expressão nem era tão usada assim.
‘Logo no início, ela mesmo diz que está de volta graças ao privilégio do teatro. Quando eu tive vontade de fazer a Nara, falei com Miguel, que sabia não ter mais a idade dela, mas ele logo disse que isso não tinha a menor importância. Eu não procuro imitar o seu jeito de falar ou cantar, existe uma liberdade em todo este processo, não poderia ser diferente com alguém que sempre foi tão livre’, reflete Zeze, que interpreta ao vivo alguns dos muitos sucessos da intérprete, como ‘A Banda’, ‘Corcovado’, ‘Marcha da Quarta-Feira de Cinzas’.
Com direção musical de Josimar Carneiro, o espetáculo perpassa os diversos estilos e movimentos dos quais Nara participou. Em constante mutação, ela nunca se deixou rotular ou ficar presa a um determinado gênero: esteve no coração do nascimento da Bossa Nova, flertou com o Tropicalismo, participou dos festivais da canção, protagonizou o lendário show ‘Opinião’, com João do Vale e Zé Ketti (e foi quem escolheu a estreante Maria Bethânia para substituí-la) resgatou antigos compositores, cantou samba-canção, músicas de protesto, rock’n’roll e Jovem Guarda. A liberdade e a inquietação de Nara se refletiam, sem amarras, na sua criação artística.
No palco, as canções surgem para pontuar alguns dos momentos de uma vida que se confunde com a história do Brasil daquela época. Ao longo das cenas, alguns temas vêm à tona, como a repressão sofrida no período da ditadura militar, o exílio, o avanço do debate feminista, a revolução comportamental das décadas de 60 e 70, a maternidade, os célebres casos de amor e as demais paixões da cantora.
Não é a primeira vez em que Zeze vai cantar em cena. Sua trajetória foi pontuada por alguns musicais, inclusive chegando a protagonizar uma versão de ‘A Noviça Rebelde’, em 1992. ‘As canções de Nara me acompanham há muito tempo, eu já sabia as letras de uma boa parte do repertório e agora o desafio foi justamente selecionar quais as músicas que entrariam na peça, já que ela produziu muito ao longo da vida e gravou sempre canções muito pertinentes e necessárias’, conta a atriz.
Uma amizade eternizada nos palcos
Zeze Polessa e Miguel Falabella se conheceram em 1979, na icônica montagem de ‘O Despertar da Primavera’, no Parque Lage, de onde despontaram uma série de outros nomes, como Maria Padilha, Daniel Dantas e Rosane Gofman. Desde então, dividiram o palco em espetáculos como ‘Mephisto’ e ‘O Submarino’, também com texto de Miguel. Em 1996, ela estrelou a premiada ‘Florbela Espanca – A Bela do Alentejo’, outro monólogo sobre uma personalidade feminina marcante (a poeta portuguesa Florbela Espanca), com direção dele. A trajetória da dupla se fortaleceu ainda nas novelas ‘Salsa e Merengue’ e ‘A Lua me Disse’, em que Miguel escreveu personagens especialmente para Zeze, além da recente turnê com ‘A Mentira’, em 2019, espetáculo que os reuniu novamente em cena.
Nara tem o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio exclusivo Petrobras | Programa Petrobras Cultural. A produção é assinada pela Quintal Produções, empresa que atua há 15 anos na cidade do Rio de Janeiro e que se destaca na cena teatral por produções como: BR-Trans (com Silvero Pereira), Cérebro_Coração (com Mariana Lima), Tudo (com Julia Lemmertz, Vladimir Brichta, Dani Barros, Márcio Vito e Claudio Mendes), Teoria King Kong (Amanda Lyra, Ivy Souza e Verónica Valenttino) e recentemente Lady Tempestade (com Andrea Beltrão, direção de Yara de Novaes).
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