Eventos

Cia Devir apresenta o projeto “Pendular”, com apresentação, lives e oficinas gratuitas

A Cia Devir preparou uma programação especial para o mês de agosto, com atividades gratuitas, presenciais e on-line, que colocam em destaque o circo contemporâneo, suas práticas e possibilidades criativas. Com o projeto “Pendular”, a dupla formada por João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima oferece um ciclo de lives com artistas, oficinas e a apresentação do resultado da pesquisa que dá nome ao projeto. As ações virtuais serão transmitidas no YouTube (@ciadevir) e as presenciais acontecerão no Espaço Devir, que fica localizado na Rua Olga, 71, na Encruzilhada.

 

Desde sua formação, a Cia Devir vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa que percebe o circo como potência, colocando-o em diálogo com outras linguagens, como a dança, o teatro e o audiovisual. Os estudos de “Pendular” partiram do desejo de investigar a portagem no trapézio de um ponto com giros, ou seja, de movimentos de rotação, e pêndulos, de translação, no qual há a alternância do papel de quem é portô (aquele que “segura”) e o volante (aquele que é “segurado”) durante as movimentações. Mas, no processo, os artistas foram além, expandindo a pesquisa de movimento e a interseção com a dança.

 

“O circo é uma arte que está muito ligada à técnica e, nesse sentido, muitas vezes há uma padronização da corporalidade. Por outro lado, sempre nos interessou expandir as possibilidades da criação, principalmente estéticas, na tentativa de encontrar um corpo que fosse menos atlético e mais livre para experimentar. Essa pesquisa parte dessa busca por uma movimentação mais autoral, tanto de João quanto de Vitor, e, para isso, fomos buscar essas ferramentas junto a profissionais de várias áreas, que nos trouxeram formas de criação a partir de várias práticas”, explicam os artistas.

 

Durante os seis meses de duração da pesquisa, João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima buscaram encontrar corporalidades individuais, com maior liberdade na construção dos movimentos. Nesse processo, focaram na interdisciplinaridade e contaram com a orientação de Amanda Homa (SP), artista do circo que reside na França, com quem eles fizeram uma residência presencial de uma semana, além de encontros on-line. Para a direção de movimento, realizaram encontros semanais com Francine Barros, professora do curso de Dança da UFPE, durante toda a pesquisa.

 

A dupla também fez uma residência artística com Júlia Franca (RJ), cujo trabalho investiga a articulação entre corpo, técnica e criação, com foco do Sistema Laban/Bartenieff. Em sua passagem pelo Recife, a artista ministrou a oficina gratuita “Corpo – espaço aéreo”, realizada em junho, no Espaço Devir.

 

Atividades:

 

Para finalizar o projeto, durante o mês de agosto, “Pendular” ganha novo fôlego, com várias atividades on-line e presenciais gratuitas. A dupla abre a programação com o ciclo de lives “O que pode o circo?”, com transmissão no canal da Cia Devir no YouTube, sempre às 19h e com tradução em Libras. A primeira ocorre no dia 13/08 e é intitulada “Criação de pesquisa circense a partir da deficiência visual: desafios, experiências e caminhos para a inclusão”, com a artista Ana Lu. No dia 20/08, o tema é “Pesquisa e construção de corporeidade autoral no circo”, com Diana Salles; e, encerrando o ciclo, no dia 27/08, Maria Carolina Oliveira apresenta a conversa “Pesquisa acadêmica e prática no circo: articulações e possibilidades”.

 

O projeto também oferece duas oficinas gratuitas ao público: a primeira delas, “Portagem no trapézio pendular: práticas de pesquisa do corpo autoral”, acontece no dia 16/08, às 9h, e será ministrada pela Cia Devir. No dia 23/08, Francini Barros ministra a aula “Princípios somáticos para a prática de aparelhos aéreos no circo”. As oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas através de formulário disponibilizado no perfil da Cia Devir no Instagram.

 

Também no dia 23/08, às 18h30, João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima compartilham com o público o resultado da pesquisa “Pendular”, em uma apresentação aberta e gratuita, no Espaço Devir. A apresentação contará com tradução em Libras.

 

O projeto “Pendular” tem incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

 

Saiba mais:

Espaço Devir:

Rua Olga, 71, Encruzilhada, Recife – PE

Acompanhe a Cia Devir nas redes:

Instagram e YouTube – @ciadevir

João Lucas Cavalcanti – @joaol.cavalcanti

Vitor Lima – @vaitorlaima

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *