DestaqueDirija Auto

Marcos Barata, foco em gestão humanizada

Diante da grande quantidade de tecnologias que surgem diariamente no mundo corporativo, as empresas têm como principal bem, o capital humano que é a base para o crescimento de uma organização, afinal as pessoas são responsáveis pelas operações diárias dentro das empresas. O investimento na gestão humanizada proporciona benefícios poderosos, como: melhoria no bem-estar da equipe, retenção de talentos e aumento da produtividade.

O gestor humanizado precisa ter habilidades de observar, saber ouvir, inteligência emocional, maturidade e gostar de interagir com pessoas, desenvolvendo naturalmente a confiança e fidelidade junto com a equipe para atingir metas.

Para Marcos Barata, Gerente Geral da Eurovia Renault, quando um gestor confia nos indivíduos contratados em suas funções para desenvolver soluções e tomar decisões, o crescimento exponencial em resultados é inevitável.

“Atuo há 16 anos no ramo automotivo, todos no grupo Via Sul, atual Via1, todos dedicados a área de vendas e liderança de pessoas. Desde pequeno o meu diferencial sempre foi o fácil relacionamento com pessoas. Onde chegava já fazia amizades. Lidero atualmente uma equipe de aproximadamente 100 colaboradores. Tenho uma visão ampla do negócio concessionária de veículos e um grande poder de persuasão e motivação de equipes. O meu principal foco é desenvolver campanhas estratégicas, com o envolvimento de todo o time para a entrega de resultados. Minha paixão é vender e liderar equipes”, comenta Barata, que tem sob seu comando 6 concessionárias: 4 em Pernambuco e 2 na Bahia.

O gerenciamento de tempo, por conta da velocidade da transformação digital das empresas, após a pandemia, deixou um cenário desafiador para todos os líderes. “O compromisso do gestor com o gerenciamento do tempo no ambiente de trabalho uma vez assumido é muito poderoso, pois gera uma transformação no pensamento e na atitude do profissional. Quanto mais eficiente for essa gestão do tempo, mais produtivo e estratégico será esse profissional”, explica o executivo.

A história de Barata no mercado automotivo começou após diplomar-se no curso de Direito em 2007 pela UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos- SP), onde residia na cidade de Fortaleza, que por convite integrou no grupo VIA1 na função de vendedor. “Na época, lembro bem, tinha como objetivo estudar para concurso e seguir carreira de juiz, promotor, tudo… menos ser vendedor. Mas, na minha veia, corre sangue de comerciante por conta da minha família. Após ter entrado no segmento automotivo para conhecer, adquirir mais experiência, me apaixonei pela área e me dediquei. Após um ano de empresa, assumi a supervisão das concessionárias Fiat do Grupo”, relembra.

Mesmo sem muita experiência no ramo de veículos, obteve resultados acima do esperado, e ao longo do tempo foram surgindo novas oportunidades de crescimento no grupo. “Hoje, após estudos, vejo que no início da minha carreira profissional já era um líder humano, focado em pessoas. Sempre olhei para a minha equipe com empatia e solidariedade. Me conectava com os meus colaboradores em um nível pessoal ao ponto que criava um ambiente de trabalho leve e simultaneamente produtivo. A equipe abraçava qualquer causa que defendia. Assim, a meta se tornava mais leve ou menos difícil, para não dizer mais fácil. Pois, fácil nunca era. Com isso, fica mais que claro, que quando uma equipe tem à frente um líder de verdade, ela se torna muito mais forte, produtiva e assertiva”, relata. Além do bacharelado, tem em seu currículo Gestão Estratégica em Marketing pela FGV.

Em 2010, deixou a supervisão da Fiat para ocupar o cargo de Gerente Geral da Ford no setor de peças, serviços, vendas varejo e vendas diretas. “Foi quando observei que todo negócio de concessionária, tem que ter um gestor que goste de pessoas, de se relacionar bem com a equipe e que saiba escutar. Com isso, consegue se destacar como líder. A prova é que nunca tive problemas com o pós-venda. Ajudei a Ford em um período difícil com esses métodos aplicados”, relata.

Em 2012, começou sua nova jornada, um novo desafio, saindo da Ford Granvia para assumir o comando da Renault Eurovia, empresa do mesmo Grupo.

A gestão do tempo é fundamental para administrar as demandas profissionais e aumentar a produtividade e consequentemente impacta com a melhoria na qualidade de vida.

“Na vida pessoal não é diferente, todo gestor precisa de um tempo para se dedicar àquilo que ele mais gosta de fazer nos momentos de lazer. No meu caso, prefiro curtir uma praia e praticar esportes, traz um certo descanso para a alma, corpo e mente. Praticar exercícios, ao mesmo tempo que gasto, recarrego as minhas energias. Isso é de vital importância para o meu bom funcionamento e presença na empresa. O meu dia só começa após o meu exercício. Crossfit para mim é vida!”, explica o executivo.

A influência dos líderes é fortalecida pelo seu interesse e entusiasmo que necessitam para desenvolver nos indivíduos. Quando perguntado qual a fórmula para o sucesso da sua carreira:
“Liderança humanizada = atendimento humanizado + cliente super satisfeito + melhor negócio + rentável. Uma equação que levo sempre como aprendizado”, finaliza Marcos Barata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *