Casa Antica apresenta raridades de artistas brasileiros na ART.PE 2025
A galeria Casa Antica participa da ART.PE 2025 – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco, que será realizada de 08 a 12 de outubro, no Recife Expo Center, no Cais Santa Rita, bairro de São José. Reconhecida pela valorização da arte moderna e contemporânea com rigor técnico e olhar curatorial, a galeria levará ao evento 20 obras importantes entre telas, esculturas, cerâmicas e mobiliário, das melhores fases da produção dos artistas. Entre as novidades, destaca-se a primeira exposição no Recife de obras da artista plástica e designer cearense BB Schmitt, radicada no Rio de Janeiro. O público poderá conferir a exposição no stand 39.
A Casa Antica é referência nacional na pesquisa, autenticação e comercialização das obras de Lula Cardoso Ayres e vai expor algumas raridades do artista durante a feira. Ao longo de mais de 15 anos, a Galeria difunde e preserva o legado do artista que unia uma identidade profundamente regional com uma linguagem alinhada às vanguardas internacionais.
“Nos destacamos pela pesquisa constante, pela expertise técnica e pelo compromisso em apresentar ao público obras raras, muitas vezes inéditas no mercado, representando as melhores fases dos artistas. Nesta edição da ART.PE, nossa seleção reforça a missão de reunir narrativas potentes em obras únicas que atravessam tempo, linguagem e território”, destaca Paulo Moreira, sócio-diretor da Casa Antica e perito em autenticidade e avaliação de obras de arte.
A exposição também reunirá obras de Yutaka Toyota, artista reconhecido mundialmente, com obras em museus de Arte Moderna, coleções particulares e em espaços públicos em diversos países. Do artista plástico Renato Valle, a Casa Antica apresentará na feira uma obra onde se enxerga a construção de uma poética do gesto e da matéria, uma composição entre a figuração e o impossível, que propõe um encontro entre textura, cor e ritmo e revela um artista que mergulha no silêncio das formas para expressar profundidade.
Além deles, o público poderá apreciar trabalhos de grandes nomes da arte brasileira como Marianne Peretti, Francisco Brennand, Emanoel Araújo e Corbiniano Lins. A expografia e ambientação do espaço são assinadas pela Lume Arquitetura, escritório de arquitetura e interiores parceiro da Casa Antica.
Sobre a Casa Antica
Fundada em 2009, a Casa Antica atua como escritório de arte especializado no mercado secundário, com foco nos principais nomes da arte pernambucana do século 20 e grandes expoentes nacionais. Com três gerações de tradição no mercado de arte e antiguidades, a galeria oferece, além da comercialização, serviços de consultoria, avaliação financeira e autenticação de obras de arte, com seriedade, transparência e respeito à história de cada coleção, artista e seu contexto.