Notícias

ARIES inicia projeto de adaptação climática em área urbana vulnerável do Recife

Representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Ministério das Cidades (MCID) realizaram, nessa terça-feira (27), visita técnica a uma área de intervenção urbana onde será executado um projeto de adaptação climática com uso de Soluções Baseadas na Natureza (SbN). A agenda marca o acompanhamento institucional das ações selecionadas pelo Edital Periferias Verdes Resilientes, iniciativa do governo federal voltada à adaptação inclusiva de territórios periféricos urbanos às mudanças climáticas.

O projeto vencedor do Edital será implementado na macroárea do Bairro Cajueiro, Zona Norte do Recife, com execução pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES). A organização social atua na formulação e execução de projetos urbanos, ambientais e de inovação, e apoio da Prefeitura da Cidade do Recife por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, Secretaria de Articulação Política e Social e Secretaria de Saneamento do Recife. A iniciativa prevê a implantação de Soluções Baseadas na Natureza em um território historicamente exposto a eventos de cheias e inundações associadas à Bacia do Rio Beberibe. Entre as soluções previstas estão jardins de chuva, calçadas verdes, canteiros e golas drenantes, quintais verdes, estruturas de reuso de água e elementos de drenagem sustentável integrados ao espaço urbano.

Selecionada no edital lançado pelo MMA no âmbito do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC), em parceria com o MCID , a proposta de intervenção foi concebida de forma articulada com políticas públicas estruturantes já previstas para a região e está estruturada em quatro metas principais: planejamento participativo com a comunidade local, promoção de qualificação comunitária, realização de oficinas para implantação coletiva das SbN e monitoramento e sistematização dos impactos técnicos, sociais e ambientais.

A visita técnica tem caráter institucional e de acompanhamento das primeiras etapas do projeto. Após a agenda, estão previstos desdobramentos relacionados à mobilização comunitária ao longo dos próximos meses, à formação de moradores e à consolidação das ações como referência para políticas públicas de adaptação climática em áreas urbanas vulneráveis. Para Mariana Pontes, diretora-presidente da ARIES, este momento representa um avanço na integração entre políticas públicas e ação local: “A visita conjunta ao território fortalece a articulação entre atores locais e nacionais, firmando o nosso compromisso em aliar tecnologia, sustentabilidade e mobilização social como parte da solução de mitigação de desafios cotidianos em Cajueiro.”

SOBRE A ARIES
Com foco em contribuir com o desenvolvimento das cidades, a ARIES atua como elo entre sociedade, poder público e setor privado, desenvolvendo projetos voltados à inovação urbana, sustentabilidade, justiça climática e redução das desigualdades. A Organização atua a partir do Recife, com iniciativas em diferentes territórios, e tem como foco o desenvolvimento de metodologias participativas e soluções replicáveis para cidades brasileiras.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading