arte e cultura

Arrastão do Paço do Frevo celebra o Dia do Frevo de Bloco com cortejo lírico e homenagem a Edgard Moraes, neste domingo

O lirismo e a poesia dos carnavais de outrora vão tomar conta das ruas do Bairro do Recife neste domingo (9), a partir das 15h30, com o Arrastão do Frevo de Blocos Líricos, em celebração especial ao Dia do Frevo de Bloco. A festa, que conta com a participação de mais de 25 blocos líricos, terá concentração no Marco Zero e seguirá em cortejo até o Paço do Frevo, acompanhada pelo Coral Edgard Moraes, sob regência do maestro Marco Cézar, e pela Orquestra Evocações, comandada pelo maestro Barbosa.
O evento é uma realização do Paço do Frevo, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, com gestão do idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, e tem parceria com o Coral Edgard Moraes e o maestro Marco Cézar que, juntos, convidam a festejar uma das manifestações mais tradicionais do Carnaval pernambucano. Criado em 2004, o Dia do Frevo de Bloco, celebrado em 1º de novembro, foi instituído por lei municipal e homenageia o centenário de nascimento do compositor e maestro Edgard Moraes (1904–1974), referência e guardião dessa vertente lírica do Frevo.
O cortejo reúne nomes tradicionais e contemporâneos da folia, reafirmando a força e a beleza do Frevo de Bloco, marcado pelos corais femininos e pela orquestra de pau e corda com seus violões, cavaquinhos, bandolins, violinos, flautas, clarinetes e percussão. Entre os participantes, estão agremiações como Bloco das Flores, Bloco da Saudade, Boêmios da Boa Vista, Batutas de São José, Compositores e Foliões, Flor da Lira do Recife, Cordas e Retalhos, Eu Quero Mais, Canta Olinda, Flor da Lira de Olinda, Seresteiros de Salgadinho.

O Coral Edgard Moraes, formado por familiares do homenageado, mantém viva a tradição e a sonoridade única do gênero. Um encontro de tradição, emoção e memória que reforça o papel do Paço do Frevo como centro de referência e salvaguarda do patrimônio imaterial pernambucano.

PAÇO DO FREVO – O Frevo é patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e do Brasil pelo Iphan e um convite à celebração da vida. Em Pernambuco, o Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão. Reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do nosso país, o museu atua nas áreas de pesquisa e formação em dança e música e na difusão das agremiações por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas.
O Paço do Frevo é um equipamento da Prefeitura do Recife, com iniciativa da Fundação Roberto Marinho e gestão do idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2025 o museu tem o papel de mantenedor do Nubank e AXIA Energia, o patrocínio do Mercado Livre, Vale e SulAmérica, o apoio do Itaú, Globo, White Martins e LATAM Airlines, e como hotel parceiro o Novotel Recife Marina.

SERVIÇO
Arrastão do Frevo de Blocos Líricos – Homenagem ao Dia do Frevo de Bloco
Dia 9 de novembro de 2025 (domingo)
Concentração: 15h30, na Praça do Marco Zero
Cortejo às 16h com mais de 25 blocos líricos em direção ao Paço do Frevo, acompanhados pelo Coral Edgard Moraes, sob regência do maestro Marco Cézar, e pela Orquestra Evocações, sob regência do maestro Barbosa
Acesso gratuito
Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife. Horários: terça a sexta, 10h às 17h; sábado e domingo, 11h às 18h. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia), entrada gratuita às terças-feiras. pacodofrevo.org.br | @pacodofrevo

 


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading