CAIXA CULTURAL RECIFE RECEBE PROJETO GRATUITO QUE OFERECE CICLO FORMATIVO EM TEATRO, DANÇA E CIRCO
A CAIXA Cultural Recife abre, no sábado (09), o ciclo de oficinas e palestras “Corpo, Improvisação e Cena”, produzido pela Evoé Artes. A proposta do encontro é promover um mergulho no corpo como lugar de pensamento, presença e potência artística. A ação será realizada em três finais de semana de agosto (09 e 10, 16 e 17, 23 e 24), e os interessados precisam preencher o formulário, disponível no instagram da CAIXA Cultural.
A programação é composta de oficina e três palestras com profissionais consagrados no circuito artístico da cidade: Naná Sodré, Polly Monteiro, Fred Nascimento, Vika Schabbach, Paulo Michellotto e Giordano Castro, que estudam a cena e formam artistas.
A participação é aberta ao público em geral que deseje se aprofundar nas artes do corpo, através dos pilares fundamentais das artes cênicas.
Oficina “Corpo, improvisação e cena”:
A programação inclui uma vivência artística, com encontros práticos e performativos, mediados por Felipe Braccialli e a atriz paulista Hanna Perez, em diálogo com as temáticas do ciclo. A oficina “Corpo, improvisação e cena” será oferecida aos sábados e domingos, entre 9 e 24 de agosto, e será finalizada com uma apresentação de um experimento cênico como resultado dos encontros.
O curso propõe uma imersão no trabalho de ator/atriz através do teatro físico e da improvisação teatral, além de provocar caminhos para a composição de cena. A atividade propõe-se a ser um espaço de troca, experimentação e escuta coletiva entre artistas e público.
Os interessados podem acompanhar as atualizações e o calendário completo nas redes sociais do projeto. Ciclo de palestras:
A primeira mesa de conversa, no dia 09 (sábado), apresenta o tema “O improviso como gesto de criação”, com Paulo Michellotto (D’Improvizzo Gang) e Giordano Castro (Magiluth), e mediação da atriz Ariane Clara Fernandes.
A segunda palestra, no dia 17 (domingo), tem como mote “Quando o corpo conta: expressão, técnica e poética na cena”. O encontro será conduzido por Naná Sodré (O poste) e Pollyanna de Sá Monteiro (D’Improvizzo Gang), com mediação de Hanna Perez.
A terceira e última palestra, “A cena em espiral: improviso, corpo ruptura dramática”, acontecerá em 24 de agosto (domingo), com o debate entre a professora e doutora Vika Schabbach (UFPE) e Fred Nascimento (Totem). A mediação é do também professor e doutor Felipe Braccialli.
A experiência desenvolvida nos encontros será embasada nos processos abordados pelos palestrantes a cada semana. Os debates buscam estimular o pensamento e a ação a partir do corpo e de suas possibilidades, em diálogo com os atravessamentos históricos, sociais e sensíveis.
Patrocínio Cultural: O projeto “Corpo, Improvisação e Cena”, integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília, e os 13 anos da CAIXA Cultural Recife. A programação de 2025 convida todos os públicos a “culturar”, isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Brasília. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).
Serviço: [Vivências] Projeto “Corpo, Improvisação e Cena” Local: CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife Inscrições: gratuitas para oficinas formativas e palestras, via formulário disponível no instagram da CAIXA Cultural. Datas: 9, 10, 16, 17, 23 e 24 de agosto de 2025 (sábado e domingo) Classificação: livre para todos os públicos Lotação: 20 vagas (oficina – turma única) e 50 vagas (palestras) Informações: (81) 3425-1915 | Site CAIXA Cultural | @caixaculturalrecife Outras informações: Instagram: evoeartes Acesso para pessoas com deficiência
|