Oficina Francisco Brennand encerra julho com gratuidade para motoristas e entregadores e ativação no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Nos dias 25 e 26 de julho, a Oficina Francisco Brennand promove duas ações especiais visando o acesso à cultura, a valorização de saberes ancestrais e o reconhecimento de profissionais que movem a cidade todos os dias. As atividades marcam a data simbólica do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/7) e a celebração do Dia do Motorista, também no dia 25, criando conexões entre arte, território, mobilidade e memória.
Dando início ao dia 25, o museu-ateliê realiza a 19ª edição da atividade Imersão sob o tema “Saberes, Territórios e Produção Cerâmica”, conduzida pelas Ceramistas de Itamatatiua, Maria da Paz de Jesus e Lucileide de Jesus, presentes na exposição “Cosmo/Chão” em cartaz na Oficina. Vindas de um território quilombola em Alcântara, no Maranhão, as artistas compartilham seus saberes em uma programação que articula ancestralidade e arte contemporânea. A atividade gratuita, e sujeita a lotação, integra a homenagem da Oficina ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, reconhecendo os legados de resistência, criação e pertencimento inscritos nos corpos, nas mãos e nas terras dessas mulheres.
A programação contempla três momentos: pela manhã, uma visita mediada interna à produção do museu e à mostra “Cosmo/Chão”, e uma roda de conversa aberta ao público na tarde do mesmo dia, reunindo ceramistas e mestres oleiros da Oficina. No sábado (26), uma atividade prática de modelagem em barro, ministrada por Maria da Paz e Lucileide. A imersão propõe uma escuta sensível e coletiva da matéria, da memória e do território, fazendo da cerâmica não apenas técnica, mas uma cosmologia viva. As inscrições para a vivência estão disponíveis no Instagram do museu-ateliê (@oficinafranciscobrennand).
Em paralelo, nos dias 25 e 26, a Oficina oferece entrada gratuita para motoristas e entregadores da Região Metropolitana do Recife, mediante apresentação de documento ou identificação profissional. A gratuidade contempla motoristas de ônibus de linha e de turismo, motoristas de vans de turismo, motoristas de aplicativos, entregadores de aplicativo, taxistas e motoristas de táxi, valorizando esses profissionais fundamentais para a mobilidade urbana e para o cotidiano da cidade. A gratuidade dá direito também a um acompanhante e se estende por dois dias consecutivos para ampliar as possibilidades de participação, respeitando as rotinas intensas e muitas vezes imprevisíveis da categoria.
Agendamento de visitas mediadas
Buscando ampliar as percepções do universo de cerâmica criado pelo artista Francisco Brennand, a equipe de Educação e Pesquisa do museu-ateliê oferece, ao longo do ano, um programa de visitas mediadas no museu, destinado a grupos escolares e não escolares. O agendamento é feito gratuitamente, mas os ingressos para o museu são pagos. Para turmas a partir de 15 e até 42 pessoas, as visitas mediadas ocorrem às quartas e sextas-feiras, às 9h30 e às 14h30, e aos sábados, às 14h30. As inscrições para o mês de julho já estão abertas e podem ser realizadas no site ou Instagram do museu (@oficinafranciscobrennand)
Sobre a Oficina Francisco Brennand
Transformado em um instituto cultural sem fins lucrativos em 2019, a Oficina atua para preservar o legado do artista Francisco Brennand, ao passo em que fomenta e difunde práticas artísticas, educativas e culturais contemporâneas. No coração da Mata da Várzea, na capital pernambucana, o museu-ateliê salvaguarda um amplo conjunto de obras do artista, distribuídas em espaços expositivos, jardins – um deles projetado por Roberto Burle Marx – e reserva técnica. Fundada em 1971, a Oficina compreende também edificações fabris, ateliês e uma capela, cujo projeto é de autoria dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli, instalações de atendimento ao público, como café e loja, e unidade de apoio localizada no Bairro do Recife, na Casa Zero.
Serviço
Imersão #19 – Saberes, Territórios e Produção Cerâmica”
Quando: 25 e 26/07
Horário: 9h30 às 16h30h
Gratuito
Links de inscrição: https://forms.gle/yudU6Fsym9zrKeGv8
Dia do Motorista
Quando: 25 e 26/07
Gratuito