Recife para Todos Verem: Audiodescrição amplia acesso a obras de arte no espaço público
O Centro do Recife é um território marcado por história e efervescência cultural. Com o intuito de torná-lo mais acolhedor para diferentes públicos, a partir da sua diversidade artística, nasceu o projeto Recife para Todos Verem, pautado pela acessibilidade comunicacional para pessoas cegas e com baixa visão. A iniciativa oferece audiodescrição gratuita de mais de trinta obras de arte inseridas em espaços públicos da região, que podem ser acessadas dos dispositivos dos usuários e estarão disponíveis gratuitamente no site www.recifeartepublica.com.br, a partir do dia 20 de dezembro de 2025.
Através de um audioguia, o projeto sugere sete roteiros para serem percorridos a pé, com caminhadas pelo centro do Recife, abarcando o Bairro do Recife, Santo Antônio, Boa Vista e Santo Amaro. As faixas de áudios trazem notas introdutórias sobre a importância de cada localidade, além da descrição da obra de arte pública, informações sobre o artista e indicações de direcionamento para todos os percursos.
Entre os trabalhos selecionados estão monumentos, esculturas, murais e grafites marcantes para a cidade, que se misturam com suas paisagens urbanas. Com foco também na mobilidade, foram selecionados sete lugares significativos da cidade: o Marco Zero, a Rua do Bom Jesus, a Avenida Rio Branco, a Rua dos Amores, a Ponte Maurício de Nassau, a Rua da Aurora e o Bairro da Boa Vista.
Por estarem localizadas em espaços públicos, essas obras já são de acesso naturalmente mais democrático, pois podem ser visitadas nas praças e ruas sem a necessidade de agendamentos. No entanto, apesar desse potencial, as obras de arte públicas nem sempre são incluídas em ações educativas e inclusivas para pessoas com deficiência visual ou intelectual.
A proposta tem como ponto de partida as obras de arte mapeadas pelo projeto Recife Arte Pública que, desde 2013, realiza a catalogação de esculturas e murais públicos da capital pernambucana, pensando a cidade como um grande museu a céu aberto. Como novidade, estão incluídas nos roteiros obras em grafite, celebrando a arte urbana, a exemplo dos painéis da Rua dos Amores e os megamurais do Bairro da Boa Vista.
Na tentativa de sanar essa lacuna, inovando também no campo da Educação Patrimonial, o projeto Recife para Todos Verem pretende ampliar ainda mais a acessibilidade das obras de arte inseridas em espaços públicos, realizando uma ação de inclusão para conhecer o patrimônio cultural do Recife. E, como o nome já evidencia, tem uma ideia ampla de inclusão.
“Quando fizemos o Recife Arte Pública, percebemos como havia essa ausência de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e intelectual. E esse acervo é um patrimônio cultural de toda a sociedade e tem grande potencial educativo. Com a audiodescrição, garantimos que um maior número de pessoas possa apreciá-lo e também damos a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre cada obra, além de destacarmos os artistas. Nosso desejo é que essa seja a primeira de muitas etapas e que possamos alcançar diferentes partes da cidade”, reforça Lúcia Padilha, idealizadora do projeto.
As audiodescrições foram elaboradas por Vanessa Marques e Luanna Brennand, da Ferva Acessibilidade, e contaram com consultorias de Roberto Cabral e Michell Platini, que têm deficiência visual.
O Recife para Todos Verem foi realizado pela equipe do projeto Recife Arte Pública em parceria com a Lupa Cultural e a Ferva Acessibilidade e contou com incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Recife Criativo da Prefeitura do Recife.
Confira os roteiros e as obras de arte com audiodescrição do Recife para Todos Verem:
Marco Zero: Rosa dos Ventos, Monumento ao Barão do Rio Branco, Antigo Marco Zero, Escultura de Naná Vasconcelos e Parque de Esculturas Francisco Brennand
Rua do Bom Jesus: Escultura de Antônio Maria
Avenida Rio Branco: Escultura de Miró da Muribeca
Ponte Maurício de Nassau: Esculturas “A Cultura”, “A Lavoura”, “O Comércio” e “A Justiça”, Escultura de Joaquim Cardozo
Rua dos Amores: Mural “Terra do Carinho”, Mural “Liberdade de Pensamento”, Mural “Rio São Francisco Caminho da Águas”, Mural “Comida, um Povo que Conquista pelo Sabor”, Mural “Terra da Diversidade de Pernambuco e de Vários Povos”, Mural “Heróis Invisíveis. A Grandeza da Terra e do Povo”, Mural “Saberes Tradicionais e Aromas que Curam” e Mural “Cultura Popular”
Rua da Aurora: Escultura de Ariano Suassuna, Escultura de João Cabral de Melo Neto, Escultura de Manoel Bandeira, Escultura do Caranguejo, Monumento Tortura Nunca Mais, Monumento ao Frevo e Mural Luiz Gonzaga
Megamurais no bairro da Boa Vista: “O Som Nasce na Semente”, “Naná Vasconcelos”, “A Rua Cria e a Cidade Dança”, “Nossa Rainha Já Se Coroou”, “Raiar do Pife”, “Atotô”, “Recife Meu Amor”, “O Rei é a Rua” e “Raízes Mestra do Coco”
SERVIÇO:
Lançamento do projeto “Recife Para Todos Verem”
Disponível no site www.recifeartepublica.com.br
Data: 20 de dezembro de 2025
Mais informações: @recifeartepublica (Instagram)
FICHA TÉCNICA:
Concepção e Coordenação do Projeto: Lúcia Padilha
Produção: Lupa Cultural
Acessibilidade Comunicacional: Ferva Acessibilidade
Audiodescrição: Vanessa Marques e Luanna Brennand
Consultoria de Audiodescrição: Roberto Cabral e Michell Platini
Narração e Edição da Audiodescrição: Laís Eva
Gravação: Palhoça Estúdio
Educadores: Hassan Santos e Lúcia Padilha
Gerente de Dados do Site: Igor Marlus Lessa de Barros
Design Gráfico: Zolu Design (Aurélio Velho e Luciana Calheiros)
Assessoria de Imprensa: Márcio Bastos
Assessoria Contábil: Mayara Menezes
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

