Açúcares Secretos nos Alimentos: cuidado, ele aparece com os mais diferentes nomes

Nutricionista Adriana Stavro faz um alerta sobre os perigos do açúcar.

O açúcar adicionado é o mestre do disfarce no rótulo nutricional de inúmeros alimentos. Ele aparece com vários nomes desiguais, e é por isso que é tão difícil identificar na lista de ingredientes. Existem pelo menos 35 nomes listados nos rótulos dos alimentos. Alguns comuns como sacarose, açúcar mascavo, demerara, porém outros são mais difíceis como maltodextrina e dextrose.

Alguns açúcares são encontrados naturalmente em alimentos como leite, mel, frutas, enquanto outros são adicionados durante a preparação, como iogurtes, pães, cereais, molhos prontos, barras de cereais, granola, carnes processadas e muito mais.

A melhor maneira de evitar a compra de produtos com adição de açúcar é ler a lista de ingredientes, mas também aprender a identificar outros tipos de açúcar que aparecem na forma de sacarose, glicose, dextrose, xarope de glicose, xarope de milho com alto teor de frutose, dextrina, adoçantes ou malte. Lembre-se que os ingredientes são listados por ordem de quantidade, do maior para o menor.

Nutricionista lista os diferentes nomes de açúcar. Mas primeiro explica o que são açúcares adicionados, e como os diferentes tipos podem afetar sua saúde.

O que é açúcar adicionado?
O açúcar adicionado é geralmente uma mistura de açúcares simples, como glicose, frutose ou sacarose que é acrescentado aos alimentos na hora do preparo para melhorar o sabor, a textura, o prazo de validade e outras propriedades do produto.

Glicose ou frutose – isso importa?
Sim. Glicose e frutose, mesmo sendo muito comuns e frequentemente encontradas juntas, têm efeitos muito diferentes no corpo.A glicose pode ser metabolizada por quase todas as células, enquanto a frutose é metabolizada quase 100% no fígado. Estudos evidenciaram os efeitos nocivos do alto consumo de frutose, dentre eles, a resistência à insulina, a síndrome metabólica, a esteatose hepática não alcóolica (fígado gorduroso) e o diabetes tipo II.

Açúcar / sacarose
A sacarose é o tipo mais comum de açúcar.Muitas vezes chamado de “açúcar de mesa”, é um carboidrato simples extraído da cana de açúcar ou beterraba. Consiste em 50% de glicose e 50% de frutose.A sacarose é encontrada em muitos alimentos, incluindo sorvetes, doces, bolos, biscoitos, refrigerantes, conservas de frutas, carnes processadas, cereais matinais e ketchup.

Xarope de milho rico em frutose
O xarope de milho com alto teor de frutose é amplamente utilizadona indústria alimentícia.É produzido a partir de amido de milho, através de um processo industrial, e consiste em frutose e glicose.É encontrado em muitos alimentos como refrigerantes, pães, biscoitos, doces, sorvetes, bolos, barras de cereais e muitos outros.

Néctar de Agave
O néctar de agave , também chamado de xarope de agave, é produzido a partir da planta de agave.É frequentemente usado como uma alternativa “saudável” ao açúcar, porque não aumenta tanto os níveis de açúcar no sangue quanto muitas outras variedades.No entanto contém cerca de 70 a 90% de frutose e 10 a 30% de glicose.

Sentindo-se confuso? Consulte a lista de nomes abaixo. Os mais comuns são:
Açúcares simples
· Dextrose
· Frutose
· Galactose
· Glicose
· Lactose
· Maltose
· Sacarose

Açúcares sólidos ou granulados
· Açúcar de beterraba
· Açúcar mascavo
· Açúcar cristal
· Açúcar de coco
· Açúcar de confeiteiro (também conhecido como açúcar em pó)
· Xarope de glicose
· Frutose cristalina
· Açúcar demerara
· Dextrina
· Malte diastático
· Etil maltol
· Açúcar dourado
· Maltodextrina
· Açúcar branco refinado
· Açúcar granulado ou de mesa
· Açúcar light

Açúcares líquidos ou em xarope:
· Agave Néctar / Syrup
· Melaço
· Xarope de arroz
· Caramelo
· Xarope de alfarroba
· Xarope de milho
· Açúcar de cana evaporado ou desidratado
· Xarope de ouro
· Mel
· Extrato/xarope de malte
· Xarope de bordo
· Xarope de sorgo

Observação: Não há necessidade de evitar açúcares naturais
Não há razão para evitar o açúcar que está naturalmente presente em alimentos.Frutas, vegetais e laticínios contêm naturalmente pequenas quantidades de açúcar, mas também contêm fibras , nutrientes e vários compostos benéficos.Os efeitos negativos para a saúde do alto consumo de açúcar, são devidos à enorme quantidade de açúcar adicionado presente na dieta ocidental.A maneira mais eficaz de reduzir a ingestão de açúcar é comer principalmente alimentos integrais e não processados.No entanto, se você decidir comprar alimentos embalados, fique atento aos muitos nomes diferentes pelos quais o açúcar aparece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *