O verão chegou: prepare sua casa de praia para a temporada

O fim do Inverno marca o retorno das pessoas ao litoral após o período mais frio. No entanto, a casa que ficou fechada durante a temporada de chuva merece e precisa de mais atenção em relação aos reparos e melhorias, além das manutenções necessárias, para que fique pronta antes da chegada do Verão. Conversamos com a arquiteta Fabiane Heráclio, que selecionou algumas dicas práticas para quem deseja aproveitar a estação mais quente do ano em seu recanto especial.

É necessário que o local esteja em boas condições de uso para acomodar as pessoas. “Como as casas de praia ficam muito tempo fechadas, podem desenvolver mofo com facilidade, por isso sempre digo que o primeiro passo é limpar os estofados e tapetes, lavar ou trocar as cortinas, além de arejar os cômodos e os armários”, aconselhou Fabiane Heráclio.

Para diminuir o risco de fungos, é necessária a instalação de um desumidificador, pois mantém os níveis de umidade do ar saudáveis. Ainda de acordo com a arquiteta, as áreas externas também precisam de atenção para a pintura e os revestimentos, devido à ação do clima – chuva, ventos, maresia, incidência solar -, “é interessante planejar a pintura de tempo em tempo, com preferência para as tintas acrílicas que possuem tratamento antimofo”, ensinou.

Para os locais com revestimento de pedras, a limpeza deve ser com água e sabão, evitando o uso de esponjas para não riscar a pedra, além da utilização de um produto impermeabilizante para evitar manchas. Dedetização e sanitização, também, são necessárias para eliminar microrganismos e insetos indesejáveis, antes de abrir a casa novamente para receber os amigos.

LUZ – Recursos naturais, como a ventilação e a luz do sol, são algumas das inúmeras vantagens de quem tem casa na praia, pois evitam que os cômodos fiquem muito abafados e com mau cheiro, e ainda contribui na economia de energia. Na decoração, esses fatores abrem um leque de possibilidades, por exemplo, o uso de cortinas. “Além de reduzirem a entrada do sol direto nos ambientes, têm todo o charme e elegância que uma casa de praia precisa, na medida certa. O ideal é que elas sejam leves e de cores claras, para favorecer a passagem de luz”, indicou Fabiane.

ESPAÇO – Outra dica da arquiteta é sobre os móveis que compõem o espaço, nada de entulhar objetos dentro de casa. Neste caso, vale aquela máxima de “somente o necessário”, como regra básica para quase tudo na vida. “Ter muitos móveis pode atrapalhar na hora de relaxar, que é justamente uma das características de uma casa de praia: o descanso. Mobílias de madeira e em materiais laváveis, tecidos impermeáveis e de fibras sintéticas são os ideais, porque sofrem menos com a ação da maresia”, contou.

CORES – Em relação aos tons que podem ser usados para dar uma cara nova à casa de praia, se a opção envolver pintura, abuse das cores claras no interior do imóvel. “Tons claros ajudam porque dão um toque de leveza e não se tornam cansativas aos nossos olhos”, explicou. “Mas uma cor mais viva sempre anima qualquer ambiente! Está permitido usar cores mais fortes em alguns objetos, para quebrar o visual monocromático. Azuis, verdes e amarelos caem muito bem neste tipo de imóvel.”, finaliza a arquiteta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *