Programa da ONG Junior Achievement combate a evasão escolar em Pernambuco

A Junior Achievement Pernambuco, instituição sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora, promove nova edição do programa “As vantagens de permanecer na escola”, com o objetivo de combater a evasão escolar. O projeto, que tem a primeira temporada de 2019 realizada em parceria com a Arconic Foundation, vai beneficiar 6.500 alunos de escolas públicas espalhas por Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá. Os estudantes contemplados serão do oitavo e novo ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio.
Para aplicação do programa, a Junior Achievement Pernambuco conta com o apoio de profissionais voluntários, que passam por treinamento exclusivo da instituição. Interessados podem ser inscrever através do e-mail jape@jape.org.br. Para ser um agente de transformação, é preciso estar disponível para três horas de capacitação e cinco horas em sala de aula (manhã ou tarde), quando será facilitador do programa. Além disso, é necessário ter ensino superior ou ser estudante universitário, a partir do segundo período, em qualquer área.
“As Vantagens de Permanecer na Escola” tem a proposta de mostrar ao estudante a importância da educação, principalmente para incentivar a volta às aulas e permanecer em sala de aula durante todo ano letivo. Assim, o programa apresenta os benefícios da escola aos alunos através de cinco momentos, incluindo jogos, análise de gráficos, elaboração de orçamentos, planejamento de carreira e debates. O programa é desenvolvido em sala de aula, totalmente sem custos para a escola ou para os alunos.
Para os estudantes, o programa é uma oportunidade de vivenciar um conteúdo fora do ensino tradicional e regular, além de resgatar a auto-estima, estabelecer metas para o futuro, descobrir habilidades sociais, reconhecer a importância da escolaridade e desenvolver o espírito empreendedor. E segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as chances de as pessoas subirem na pirâmide econômica em percentuais são: 75% de chance de mobilidade social está baseada na educação, 20% em herança e 5% pelo local onde a pessoa está. Por isso, a importância de trabalhar o tema com a garotada.
Os voluntários que participam do programa (250 pessoas, nesta edição), recebem certificado da instituição. Já gestores e professores que desejam ter o projeto em sua escola, podem entrar em contato através do e-mail jape@jape.org.br ou pelo telefone (81) 3421.2277. A Junior Achievement de Pernambuco fica na Rua do Riachuelo, nº 105, sala 901, Boa Vista, Recife (PE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *