Yoga pode aumentar produtividade no home office

Já são quatro semanas desde que foi determinado o isolamento social de pessoas para conter o contágio acelerado do coronavírus. Muitas empresas adotaram o home office para que as atividades não parem – o escritório, agora, fica em casa, e isso pode gerar dificuldade em manter a produtividade. “Este cenário gera estresse, tédio e medo. Por isso, é importante preencher o tempo de maneira saudável, com isso, a prática de yoga é altamente recomendada”, explica a professora de yoga Sandra Regina Paoleschi, da Cia Athletica Granja Vianna.

Além da otimização na rotina de trabalho, a prática de yoga ajuda a manter o controle emocional e saúde física. Para começar, é preciso apenas ficar atento aos três estágios da atividade: asanas (posturas), pranayamas (exercícios respiratórios) e meditação:

Corpo são

Asanas são os movimentos que proporcionam força, resistência e flexibilidade. Por meio deles, é possível conquistar uma postura ereta sem esforço (colabora para o conforto de quem trabalha sentado durante muito tempo), firmeza na musculatura e a sensação de bem-estar, sentida logo na primeira aula.

Mente sã

É consenso entre os profissionais de saúde que o confinamento da quarentena leva ao aumento da ansiedade, e a ânsia de se manter produtivo nesse período pode agravar o quadro. Os estágios pranayamas cuidam da energia vital por meio de exercícios respiratórios que acalmam o sistema nervoso, abrandam a ansiedade e renovam a disposição diária.

“Dizem que nossa vida não é medida pelo número de dias e sim pela quantidade de respiração. Para os sábios, uma respiração longa e tranquila implica também em vida longa.”, explica Sandra Regina.

Concentração a todo vapor

A capacidade de concentrar a mente é uma grande ferramenta para a vida. E aí entra o treino meditativo, que tranquiliza a mente durante o foco. “A prática muda nossa relação com o outro e com as coisas ao nosso redor, já que direcionamos nossa atenção ao que importa”, explica a profissional.

Qual o melhor horário para se exercitar?

Qualquer horário do dia é um bom momento para praticar yoga. No entanto, os benefícios mudam ao longo da rotina. Basta escolher o que se adequa a sua realidade.

Pela manhã, os exercícios permitem alongar os músculos e despertar, proporcionando mais disposição já no início do dia, aumentando a produtividade.

Após o almoço é normal sentir uma queda de energia – e a prática à tarde recarrega a força para seguir com os afazeres sem que a qualidade caia.

À noite, o yoga promove o relaxamento dos músculos depois de um dia intenso e prepara o corpo para descansar com tranquilidade, além de garantir um sono mais reparador.

Quais os exercícios mais indicados para se fazer em casa?

A mudança de comportamento proveniente do confinamento abriu portas para uma nova forma de ensinar e de aprender. “As aulas online não retiram a responsabilidade de um bom professor para orientar e evitar qualquer tipo de lesão”, alerta Paoleschi.

Posturas em pé promovem estabilidade emocional e força.

Flexões (para frente) são calmantes.

Extensões (backbends) elevam o humor.

Posturas invertidas aumentam a energia, trazem a sensação de tranquilidade e de bem estar.

Postura em pé Flexão

Extensão (backbend) Postura invertida

Quer experimentar a yoga e seus benefícios? A professora Sandra Regina Paoleschi oferecesse aulas de yoga todos os sábados, às 11h em seu perfil pessoal do Instagram: @sandrapaoleschi. A Cia Athletica disponibilizou no seu canal oficial do YouTube nove aulas exclusivas de yoga e muitos outros esportes. Basta acessar: http://www.youtube.com/user/CiaAthleticaOficial/videos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *