Arquiteto Paulo Veloso leva marca da sustentabilidade para espaço urbano do Recife

Requalificação das paradas de ônibus da Rua Bruno Veloso, em Boa Viagem, tem a assinatura do pernambucano, que acaba de conquistar principal premiação na oitava edição da mostra RioMar Casa

 

Conhecido por assinar projetos para hotéis e pousadas de charme do litoral brasileiro, o arquiteto pernambucano Paulo Veloso agora leva uma de suas marcas registradas – a  sustentabilidade –  para o espaço urbano do Recife. Ele desenhou e assina a execução das paradas de ônibus da rua Bruno Veloso, em Boa Viagem, que receberam destaque no projeto de requalificação urbana do entorno do Shopping Recife.

O arquiteto explica que os pontos públicos foram projetados para contar com sombreamento e proteção do sol e da chuva, além de revestidos por uma madeira plástica em tom neutro, confeccionada a partir de materiais reciclados. Os espaços contam, ainda, com acessibilidade para cadeirantes, lixeiras para coleta seletiva e assentos com marcação individual.

“Apesar de ser um espaço de permanência transitória, as paradas precisam oferecer acolhimento, pois estão na rota de conexão do usuário. E não deixa de ser uma referência urbana. Nesse caso, ainda temos uma via nova, e como vizinho, um equipamento comercial de referência, que é o shopping”, reforça Veloso, que no final de setembro arrematou a principal premiação da oitava edição da Mostra RioMar Casa, concedida pela Tintas Iquine. Patrocinadora do evento, a empresa analisou os 45 ambientes especialmente montados para a mostra e considerou, entre os critérios para escolha, originalidade, harmonização e estética geral do ambiente.

 

 

Sobre Paulo Veloso Arquitetura

Carregando como sua marca a visão da arquitetura como essência cultural, o escritório Paulo Veloso Arquitetura tem em seu portfólio projetos residenciais, comerciais e institucionais de design de interiores e urbanismo em todo o Brasil e também em outros países, como Angola.

Entre os trabalhos mais conhecidos da empresa, que assina diversas unidades da rede de lojas Renner, estão o Gungaporanga Hotel e a pousada Samba Pa Ti (ambos em Alagoas); o retrofit do Centro Empresarial Elpídio Martins/Engefrio (Recife) e restaurantes reconhecidos em todo o Nordeste por sua carga autoral, como o Chiwake e o Chicama, no Recife, e o Wanchako, em Maceió.

O escritório é liderado pelo arquiteto recifense Paulo Veloso (foto), que atua no mercado desde 1994. Veloso tem uma abordagem bastante particular, que imprime aos projetos de seu escritório, mas dialoga com referências de grandes nomes do setor no Brasil e internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *