DestaqueMercadoNotícias

Novo Centro de Convenções do Recife impulsionará turismo e economia do estado

O primeiro Centro de Convenções do Recife, localizado nos armazéns 16 e 17, no Cais de Santa Rita, tem agora uma data prevista para sua inauguração: maio de 2024, daqui a um ano. O empreendimento, com um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões, será administrado pelo consórcio privado Porto Novo Recife, formado pelas empresas GL Empreendimentos, Excelsior Seguros, Maxxima Empreendimentos e Hima Participações, juntamente com a Pmais Eventos e a Insight Feira & Negócios.

O anúncio foi feito em um evento realizado na última segunda-feira (08/05), voltado para o setor de turismo e eventos do estado. Segundo Romero Maranhão Filho, diretor da Porto Novo Recife e sócio da Maxxima Empreendimentos, o novo centro de convenções terá um papel fundamental no fomento do turismo na capital pernambucana, contribuindo para impulsionar a economia do estado. Maranhão destaca que serão criados mais de 4 mil empregos indiretos com a realização de eventos no local. Ele também revelou que algumas vagas serão abertas ainda neste semestre, com os canais de seleção a serem divulgados em breve. As reservas para eventos a partir de junho de 2024 já estão disponíveis desde ontem.

A Insight Feira & Negócios, de acordo com a diretoria, participou ativamente do projeto, colaborando e apoiando a iniciativa. Graças à experiência dos gestores no segmento de feiras e eventos, as empresas envolvidas puderam coletar informações e fornecer dados para o Consórcio Porto Novo Recife, adaptando o projeto às necessidades do mercado em Pernambuco. Tanto a Insight quanto a PMais Eventos já possuem experiência no setor e possuem expertise para gerenciar a parte comercial e integrar a administração do Centro de Convenções.

O Centro de Convenções do Porto Novo Recife está sendo construído em uma área total de 8 mil m² e terá capacidade para receber cerca de sete mil pessoas. A estrutura contará com dez salas multifuncionais, que poderão ser moduladas para acomodar aproximadamente 2 mil pessoas, além de um auditório com capacidade para até 1,7 mil pessoas. O local também terá um pavilhão de feiras com uma área de 4.150 m². O arquiteto Jerônimo Cunha Lima, da JCL Arquitetos, responsável pelo projeto arquitetônico do local, explica que o centro de convenções aproveitará os armazéns existentes, com adaptações nos acessos, utilidades, instalações e sistemas de ar-condicionado. O acesso ao centro será feito por um amplo foyer com vista para os jardins e a avenida.

Carol Oliveira, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau (CVB), ressalta que o mercado de eventos é considerado um dos mais importantes para a economia turística dos destinos. Segundo o Ministério do Turismo, os turistas que participam de eventos têm um gasto médio 50% maior do que os turistas que visitam destinos por lazer. Oliveira afirma que o novo centro de convenções chega em um momento oportuno, durante a retomada do setor, e reposiciona o Recife e a Região Metropolitana como um grande polo regional.

O Projeto Porto Novo Recife é um complexo multiuso que visa revitalizar e reurbanizar o Bairro do Recife, demandando um investimento de cerca de 200 milhões de reais. Além do centro de convenções, o complexo incluirá o Novotel Recife Marina, com 300 quartos, operado pela rede francesa Accor, e a Recife Marina, um porto de classe internacional com capacidade para até 200 embarcações. O hotel possui um projeto arquitetônico inovador, assinado pelo arquiteto Jerônimo Cunha Lima, e uma área de lazer completa no terraço, com academia, spa, piscina e um charmoso restaurante. O complexo é de responsabilidade da iniciativa privada, através da Incorporadora Porto Novo Recife, formada pelo consórcio de quatro empresas pernambucanas: Máxxima Empreendimentos, GL Empreendimentos, Excelsior Seguros e Hima Participações.

Com a inauguração do novo Centro de Convenções e a conclusão do Projeto Porto Novo Recife, a cidade se fortalecerá como um destino turístico e de negócios de destaque. A expectativa é que o empreendimento atraia uma variedade de eventos, impulsionando o setor de turismo, gerando empregos e estimulando o crescimento econômico do estado de Pernambuco. A diversificação da infraestrutura disponível também fortalecerá a posição do Recife como um importante centro para conferências, exposições e convenções, contribuindo para a projeção nacional e internacional da região.

Paulo Menezes (PMais Eventos), João Henrique Anjo (PMais Eventos), Rodrigo da Fonte (Insight Feira & Eventos), Hilson Macedo Filho (Porto Novo Recife), Jerônimo Cunha Lima (Arquiteto), Eduardo Loyo (Empetur), Romero Maranhão Filho (Porto Novo Recife); ), Carol Baía (Insight Feira & Eventos), Paulo Cavalcanti (PMais Eventos), Rogério Castro (Engenheiro e diretor da Tecla) e Tatiana Menezes (Insight Feira & Eventos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *