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Será um adeus ao Audi TT?

Inaugurado há um quarto de século, o Audi TT se estabeleceu como um ícone indiscutível na esfera automobilística, impressionando com seu design pioneiro através de três gerações e estabelecendo novos padrões para o segmento. Desde seu lançamento e produção em massa em 1998, o esportivo caráter Bauhaus, marcado por linhas geometricamente audaciosas e foco na funcionalidade, cativou entusiastas em todo o mundo.

A história do TT está intimamente ligada a da própria Audi. Na década de 90, modelos como o Audi A8 e A4 elevaram o patamar da marca, antecipando a chegada do TT. Lançado em 1994, o Audi A4 foi pioneiro ao incorporar a nova linguagem de design da Audi, preparando o terreno para o Audi TT Coupé. Dirigido por Peter Schreyer, o designer Freeman Thomas deu vida a um purista esportivo que foi revelado ao público pela primeira vez na Feira de Frankfurt em 1995.

O título “TT” é uma homenagem ao Tourist Trophy, uma das competições de automobilismo mais antigas do mundo, na qual as marcas NSU e DKW – que mais tarde se uniram para formar a Audi – obtiveram grande sucesso. “TT” também remete ao esportivo NSU TT dos anos 60.
Em termos de design, muitos veem o Audi TT como uma “escultura dinâmica”, marcada por linhas requintadas e uma estrutura que parece ter sido moldada a partir de um único bloco. A frente sem as protuberâncias usuais do para-choque, ressalta a estética marcante do veículo. A silhueta do TT é singular, caracterizada por elementos circulares no interior e exterior.

Em 1998, a produção em massa do TT Coupé começou, e o TT Roadster seguindo um ano depois. Desde o princípio, o TT foi produzido pela Audi Hungaria na Hungria, que também comemora seu 30º aniversário em 2023. As carrocerias pintadas do TT eram transportadas durante a noite de Ingolstadt para Győr para a montagem final, uma prática singular na indústria automobilística da época.

Quanto ao desempenho, a primeira geração do TT apresentava motores turbo de quatro cilindros que variavam de 150 a 225 cv e uma unidade V6 de 250 cv. A linha de motores também incluía o Audi TT quattro Sport, equipado com um motor de quatro cilindros de 240 cv.

Nas gerações subsequentes, a Audi manteve o princípio de “simplificar o essencial” em seu design, refletido pelo exterior simplificado e o interior elegante. A terceira geração do TT, lançada em 2014, seguiu essa filosofia, com peso reduzido e a reinterpretação das linhas marcantes do TT original de 1998 para a era contemporânea.

No meio dessa rica herança, a Audi recentemente introduziu o Audi TT RS Iconic, uma edição limitada de apenas 100 unidades, possivelmente sinalizando o começo do fim do cupê, já que a Audi anunciou que não planeja uma nova geração do modelo. Este TT exclusivo, criado para o mercado europeu, faz uma bela homenagem ao primeiro TT, em uma celebração do legado deste ícone da marca alemã.


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