Moda

Universitários desfilam seus trabalhos na Passarela Fenearte

Na próxima semana os alunos de Design de Moda, do Centro Universitário UniFBV e do Centro Universitário UniFavip, desfilam suas coleções na passarela da Fenearte. O trabalho dos  estudantes do UniFBV, intitulado de Terra Viva, que será apresentado ao público na terça, dia 11, às 18h, teve como foco a essência e a beleza única das cerâmicas pernambucanas em cada peça, inspirados por vasos, copos, pratos imagens religiosas e pinhas. Já a coleção do UniFavip, intitulada O Casulo faz uma metáfora ao processo de evolução que acontece na criação de artesanatos e está na passarela na segunda, dia 10, às 18h.

 

“Sempre trabalhamos para surpreender a todos que assistem nossos desfiles. O elemento artesanal que permeia toda a “Coleção Terra Viva” mistura as cores das argilas em fuxicos invertidos produzidos manualmente, com tecidos reciclados de coleções anteriores e carimbos artesanais representando imagens da louçaria pernambucana. Em seus 13 looks que serão mostrados na Passarela Fenearte, os alunos do UniFBV homenageiam os talentosos artistas do barro e mostram que a moda está presente em toda e qualquer forma de arte. As pessoas podem usar roupas que lhes tragam o mesmo prazer quando se admira o que é belo”, explica a coordenadora de Moda do UniFBV, Isabella Jarocki.

A coleção foi construída com base nas cores e formas da argila queimada e transformada em cerâmica, resultando em uma ampla gama de azul, verde, tons terrosos e off-white, além de texturas, que se combinam de maneira única. Assim, a coleção moldada apresenta silhuetas irregulares com formas de flores, curvas e pontas em tecidos estruturados, com a finalização em algodão cru, gabardine e tafetás.

“Escolhemos nomear a coleção de ‘O Casulo’ porque queremos fazer uma metáfora ao processo de evolução que acontece na criação de artesanatos, pois é dentro do casulo que ocorre o processo mais bonito da metamorfose”, disse a professora de Design de Moda do UniFavip Wyden, Isabella Morais.

A coleção do time de Caruaru é composta por dez looks e marcada por tons terrosos e cores vibrantes, que fazem referência ao artesanato de barros. As peças criadas por alunos do curso, como saias, blusas, vestidos e capas voltadas para o antagonismo que representa a construção e desconstrução.

A coordenadora do curso de Design de Moda do UniFavip Wyden, Maria Aparecida Barra Nova, pontuou a importância dos alunos participarem da Passarela Fenearte. “O desfile é uma ótima oportunidade para os estudantes colocarem em prática os seus conhecimentos e desenvolverem suas habilidades, então, estamos muito felizes em poder participar mais uma vez da Passarela Fenearte”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *